segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Coruche: emotiva despedida do forcado "Peitaça", lide histórica de Francisco Palha e troféu para Rouxinol Jr.

Luis Rouxinol Jr. (melhor lide) e João Ferreira, dos Amadores
de Coruche (primeira pega da tarde, eleita a melhor) foram
ontem os vencedores do troféus que se disputavam na
corrida de Coruche
Histórica actuação de Francisco Palha ontem em Coruche.
Em baixo, o grande Rui Godinho "Peitaça", forcado de
eleição, que ontem se despediu das arenas em tarde
de muita emoção

A corrida de ontem em Coruche, com imponentes e exigentes toiros da centenária ganadaria Palha (tendo o maioral dado justificada e merecida volta à arena no quarto toiro) e dois terços das bancadas preenchidos (um sucesso), ficou marcada pela emotiva despedida do grande forcado Rui Godinho "Peitaça", que pegou valentemente à segunda o terceiro toiro da tarde; por uma histórica actuação de Francisco Palha, enorme mesmo; e pelo troféu conquistado por Luis Rouxinol Júnior, que esteve muito bem, mas cujo prémio terá sido "desviado" para si quando deveria ter sido entregue a Palha. Houve discordância do público em relação à decisão do júri (desconhecido...).
Actuações de bom nível de Gilberto Filipe e Brito Paes; Miguel Moura em grande forma, com uma ou outra passagem em falso, mas a crescer e a impor-se ao Palha ao longo da lide; Parreirita Cigano com altos e baixos, mas com o coração do costume, nem sempre acompanhado pelas suas montadas.
Pegas duras dos Amadores de Coruche e da Chamusca. Pelos da casa, pegaram João Ferreira (à primeira), "Peitaça" (à segunda) e António Tomás (à primeira), tendo o autor da primeira pega ganho o prémio que estava em disputa para a melhor pega da corrida.
Pelos Amadores da Chamusca pegaram Hélder Delgado, João Duarte e Luis Isidro, os três ao segundo intento.
A corrida foi bem dirigida por Lourenço Luzio.

Mais logo, publicaremos a sequência da última grande pega de "Peitaça" e também os melhores momentos da corrida de ontem em Coruche, captados pela objectiva de Carlos Silva, um dos grandes repórteres fotográficos taurinos da actualidade.

Fotos Carlos Silva