sábado, 16 de setembro de 2017

Mundo taurino de novo em estado de choque: morreu o forcado Fernando Quintella, colhido ontem na Moita



Inacreditável, mas infelizmente verdade: morreu esta madrugada no Hospital de São José, em Lisboa, o forcado Fernando Quintella, dos Amadores de Alcochete, vítima de fortes hemorragias internas sofridas quando, à segunda tentativa, executava a pega ao quarto toiro da noite na última corrida da Feira da Moita, de 530 quilos, da ganadaria Prudêncio, que acabara de ser lidado pelo cavaleiro João Moura Jr e que acabou por ser pegado pelo próprio cabo do grupo, Nuno Santana.
O forcado, de 26 anos, foi socorrido pela equipa médica do INEM durante algum tempo à porta da praça, acabando por ser transportado para o Hospital Curry Cabral e posteriormente transferido para o de São José, onde veio a falecer, não resistindo aos ferimentos.
Fernando Reynolds Quintella era natural de Lisboa, onde nasceu a 21 de Agosto de 1991 e estreou-se como forcado dos Amadores de Alcochete na praça francesa de Mont de Marsan em 21 de Julho de 2008. Era filho de João Quintella, também antigo forcado do Grupo de Alcochete.
A trágica morte de Fernando Quintella ocorre duas semanas depois da do forcado Pedro Miguel Primo, dos Amadores de Cuba, igualmente vítima de hemorragias internas e é a segunda tragédia que bate à porta dos Forcados Amadores de Alcochete, 29 anos depois da morte de Helder Antono quando em 27 de Março de 1988 pegava um toiro de Maria Ana Passanha na praça de Alcochete.
Desconhecem-se ainda pormenores sobre as cerimónias fúnebres, que deverão decorrer amanhã em Lisboa.
A toda a ilustre Família enlutada, muito em particular ao nosso querido amigo João Quintella e ao Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, endereçamos as mais sentidas condolências.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo