quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Nuno Santana e Vasco Pinto rendem sentida homenagem a Fernando Quintella





Nuno Santana e Vasco Pinto, actual cabo e ex-cabo do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete (ambos na foto ao lado), rendem hoje sentidas homenagens à memória de Fernando Quintella na rede social Facebook, dois textos carregados de dor e sentimento que aqui reproduzimos, com a devida vénia.

Nascemos a 24 de Junho de 1971 fruto da vontade de um grupo homens que quis seguir o seu caminho, unidos pela amizade e vontade de pegar toiros, para honrar o nome da Vila de Alcochete.
O caminho tem sido longo, duro em muitos momentos, mas também de sucesso, que orgulha todos aqueles que passaram pelo grupo ou gostam dele.
Passados 29 anos da morte de Hélder Antoño, voltamos a viver um momento muito difícil, com Deus nosso pai, a chamar para junto de si, um dos filhos mais puros que connosco caminhava.
Fernando homem de Fé e convicções, deixou-nos um legado enorme que iluminará o nosso trajecto. Exemplo de homem, filho, amigo e forcado estará sempre connosco e junto de nós, sabemos que nunca nos deixará em momento algum.
O nosso mais profundo obrigado a Deus pela bênção da presença do Fernando no grupo, pela oportunidade de aprender o que é ser crente, verdadeiramente, simples, honesto, e de nos deixar a mensagem de que será a Fé a conduzir-nos aonde Deus nos quiser levar.

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida”

Em nome do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete agradeço as mensagens de apoio que temos recebido ao longo dos últimos dias e a presença de todos nas cerimónias fúnebres.
Em memória do Fernando e de todos aqueles que já nos deixaram, seguiremos o nosso caminho, com Fé e muita vontade de honrar as suas memórias e a nossa jaqueta.

Um abraço,
Nuno Santana


Quem me conhece sabe que guardo os sentimentos mais profundos, principalmente a dor. Logo, não utilizo as redes sociais como muro de lamentações.
Escrevo apenas estas curtas linhas, para agradecer as muitas mensagens e chamadas que recebi ao longo dos últimos dias. Primeiro pela perda de um tio, e logo de seguida, pela perda de um amigo, de um irmão mais novo com quem tive o prazer de partilhar os últimos 10 anos desta caminhada que é a Vida.
A Vida é o que é, há que levantar, recompor e olhar em frente. Só há um caminho, é seguir em frente! Tenhamos Fé, tal com o Fernando nos ensinou e aceitemos a vontade de Deus.
Por tudo isto, por muito mais, e essencialmente pelo que deixo ficar para mim, transcrevo apenas as palavras que escrevi num recente artigo de opinão (http://tauronews.com/fe-os-move):
“…Aprendemos a acreditar que Deus só nos dá o peso que conseguimos suportar e que todos os sacrifícios que nos são pedidos são-no por amor ao Pai. Por isso afirmo que é também a Fé, que nos guia sempre, que designa o amor do Homem ao seu Grupo e à arte de pegar toiros, e que alimenta o desejo e o compromisso de honrar a jaqueta que carrega...”

Descansa em paz “anjo de calças de ganga”!

Vasco Pinto

Fotos D.R. e Emílio de Jesus