domingo, 17 de setembro de 2017

Portalegre rendeu ontem homenagem ao "Trio da Apoteose"

Joaquim Bastinhas e Paulo Caetano no momento em que eram ontem
homenageados na sede do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre. João
Moura faltou ao acto, só comparecendo à tarde na corrida que se efectuou na
praça "José Elias Martins"
Débora Louro, presidente da Associação dos Forcados de Portalegre e Adelaide
Teixeira, presidente da Câmara de Portalegre, no momento em que se rendia
homenagem ao "Trio da Apoteose"
Um aspecto da assistência e, em baixo, a placa que foi descerrada

Hugo Teixeira - Dezenas de aficionados compareceram ontem (sábado) na sede do Grupo de Forcados Amadores de Portalegre para aplaudir e homenagear o “Trio da Apoteose”, que durante vários anos encheu de orgulho a praça de toiros daquela cidade alentejana e a região, com a sua arte e maestria. Um trio que extravasou as fronteiras de Portalegre e ganhou o mundo taurino: João Moura, Paulo Caetano e Joaquim Bastinhas.
Este trio de toureiros encheu por completo, em três ocasiões, a praça de toiros “José Elias Martins”, em Portalegre, tendo, depois, este mesmo cartel obtido noutros tempos vários êxitos noutras praças, como a do Campo Pequeno. Na altura, anos 80 sobretudo, Moura, Caetano e Bastinhas compunham, como Miguel Alvarenga o apelidou ao tempo, o famoso “Trio da Apoteose”.
Em Portalegre foi recordada ontem a ligação destes três toureiros à cidade, ao Alentejo e ao distrito de Portalegre em particular.
A cerimónia de homenagem contou, entre outros, com a presença de vários forcados, de Débora Louro da Associação dos Forcados de Portalegre, do deputado Luís Moreira Testa, da presidente do município, Adelaide Teixeira e dos presidentes das câmaras de Crato e Sousel, Correia da Luz e Armando Varela, respectivamente.
Na sua intervenção, após ser descerrada uma placa para perpectuar esse grande cartel, Paulo Caetano recordou os tempos fortes desse trio e o êxito que o mesmo conquistou em Portalegre e noutras paragens. Caetano sublinhou ainda que esse legado foi transportado no tempo e que, naquele mesmo dia, o mesmo legado conhecia em Portalegre uma nova faceta, uma vez que os filhos dos três toureiros compunham o cartel da corrida da Feira das Cebolas.
Joaquim Bastinhas agradeceu muito emocionada esta homenagem, mostrou o carinho que nutre pela cidade, recordando, de lágrimas nos olhos, o acidente que sofreu na sua herdade há dois anos e a forma como foi recebido no Hospital de Portalegre, onde esteve largo tempo internado.
João Moura foi o grande ausente desta homenagem que fica na história da cidade. Só compareceu depois à tarde na corrida.

Fotos Hugo Teixeira