terça-feira, 15 de maio de 2018

35 anos de alternativa: parabéns, Joaquim Bastinhas!



"Valeu a pena todo o esforço e empenho que dediquei à minha carreira. O público reconheceu-o ao longo das épocas e isso deixa-me feliz. Se me encontro no lugar em que estou, para além de toda a minha entrega, ao público, aos aficionados e ao toiro o devo!" - as palavras são do Maestro Joaquim Bastinhas e foram aqui transmitidas no "Farpas" em 1 de Outubro de 2013, nas vésperas do cavaleiro comemorar no Campo Pequeno os seus 30 anos de alternativa.
Passaram cinco. Exactamente hoje, Joaquim Bastinhas cumpre 35 anos de alternativa. Recebeu-a na antiga praça de toiros de Évora (onde seu filho vai tourear no próximo sábado) a 15 de Maio de 1983, das mãos do eterno José Mestre Batista, com o testemunho de João Moura.
Nasceu nesse dia para a Festa aquele que viria a ser ao longo de mais de três décadas um dos melhores cavaleiros tauromáquicos nacionais. E, ainda hoje e sem dúvida alguma, apesar de estar afastado das lides há dois anos, por acidente (de que, graças a Deus, se encontra recuperado), o mais popular de todos.
Joaquim Bastinhas ultrapassou as barreiras da própria Tauromaquia e tornou-se num verdadeiro ídolo do povo. Onde quer que vá, ao contrário de muitos, é reconhecido, acarinhado e apoiado - pela figura que é.
35 anos depois da alternativa, os aficionados alimentam hoje o desejo de o voltar a ver nas arenas. Nem que seja por um dia, nem que seja por um momento. Nunca, em tempo algum, um Toureiro fez tanta falta à Festa como ele tem feito.
Queremos-te todos de volta, Joaquim Manuel. Que tenhas toda a força do mundo e que Deus te acompanhe sempre!
Parabéns pelo dia de hoje!

Fotos Emílio de Jesus e Luis Azevedo