sábado, 19 de outubro de 2019

Morreu o crítico taurino espanhol Emílio Parejo

Emílio Parejo entrevistando Curro Romero para o Canal Sur em 1997

Aos 75 anos, morreu ontem em Sevilha o crítico taurino espanhol Emílio Parejo, jornalista de reconhecido prestígio que exerceu a profissão desde muito jovem e alcançou grande destaque quando foi responsável pela secção de tauromaquia do desaparecido jornal "Diário 16". Mais que jornalista e crítico taurino. era um bom aficionado, foi o grande mentor dos festivais taurinos dos críticos e também alcançou relevância no meio enquanto apoderado do matador de toiros José Luis Parada nos seus melhores anos.
Foi membro da Associação de Prensa de Sevilha e desde o final dos anos 80 até se reformar apresentou o programa taurino "El Toreo" do Canal Sur.
No ano de 2013 foi o primeiro crítico taurino disringuido com o I Troféu da Peña "Juan Belmonte" de Sevilha, que reconheceu a sua ampla e respeitada trajectória.
Por ironia do destino, Emílio Parejo morreu ontem no Hospital San Juan de Dios de Bormujos (Sevilha), acompanhado nos últimos momentos pela suas três filhas, precisamente no dia em que se realizou a cerimónia de entrega dos Prémios "Juan Belmonte" deste ano.
Que em paz descanse.

Fotos diariodesevilla.es e aplausos.es