Luis Rouxinol Jr. é um dos cavaleiros que no dia 29 actuam em Lisboa no Dia da Tauromaquia e acredita que vai ser "mais uma jornada histórica para a nossa Festa"
- Qual é o sentimento de estar presente pela primeira vez no Dia da Tauromaquia?
- É um orgulho e uma satisfação enorme fazer parte deste dia tão importante, que é já uma data marcante no calendário taurino. A Tauromaquia cada vez mais precisa de união e não pensei duas vezes em aceitar este convite. Não tenho dúvidas que vai ser mais uma jornada histórica para a nossa Festa!
- Como estás a preparar o Dia da Tauromaquia?
- Com a mesma entrega, a mesma ambição e o mesmo querer de sempre! É o primeiro festejo da minha temporada, ainda por cima no Campo Pequeno. É uma grande responsabilidade iniciar a minha temporada na primeira praça do país.
- Numa edição passada, já fizeste a demonstração de toureio a cavalo. O que achas mais importante nestas actividades pedagógicas?
- Acho crucial estas actividades nos dias de hoje. Têm a capacidade de ajudar as pessoas a entenderem mais sobre este mundo apaixonante que é o mundo dos toiros. Ajudam a cativar novos aficionados, a aprofundar novos conhecimentos em todas as vertentes do toureio (toureio a cavalo, toureio a pé e nas pegas) e criam proximidade entre o artista e o público.
- Quais são as tuas ambições, enquanto aficionado, para o Dia da Tauromaquia?
- Não tenho dúvidas que vai ser um grande dia em todas as vertentes! Espero que o público adira a este evento e que se criem novos aficionados. Quanto ao Festival, gostava de ver uma casa cheia e que seja um grande Festival, onde todo o público se divirta.
- Que expectativas tens para a época de 2020?
- As melhores! Estou muito moralizado e cheio de ganas. Graças a Deus tenho uma grande quadra de cavalos e uma grande equipa a meu lado. Espero que seja uma temporada com corridas com competição e sobretudo com casas cheias. Da minha parte darei sempre o meu melhor para triunfar em todas as tardes!
Foto Florindo Piteira