segunda-feira, 1 de junho de 2020

Protesto: figuras do toureio accorrentadas à porta do Campo Pequeno



Três das maiores figuras do toureio nacional e o antigo cabo dos Forcados de Lisboa acorrentaram-se esta manhã à porta principal do Campo Pequeno como forma de protesto contra a discriminação governamental ao sector

Todos os espectáculos culturais vão ser retomados a partir de hoje, menos as corridas de toiros e as visitas às grutas.
E Lisboa amanheceu hoje com três das maiores figuras do toureio equestre nacional, os cavaleiros Luis Rouxinol, António Ribeiro Telles e Rui Fernandes e um dos mais emblemáticos forcados de sempre, o ex-cabo dos Amadores de Lisboa, José Luis Gomes, acorrentados ao portão principal da praça de toiros do Campo Pequeno em protesto contra a discriminação de que o sector está a ser alvo.
Avisada, a TVI24 esteve presente no local logo de manhã e ao canal os toureiros manifestaram a sua revolta, especialmente pelo facto de precisamente nesta praça de toiros, "a casa deles", se ir realizar esta noite um espectáculo ao vivo, enquanto as touradas continuam proibidas pelo Governo.
"Não nos deixam trabalhar, hoje irá haver um espectáculo no Campo Pequeno e não é permitido fazer corridas de toiros", protestam os toureiros, acusando a ministra da Cultura de "não ter cumprido o que prometeu, discriminando a tauromaquia".
Com os toureiros, que estiveram algemados na porta principal durante uma hora, está também Hélder Milheiro, secretário-geral da Federação PróToiro, que disse ao "Farpas" que mais protestos se vão seguir ao longo do dia, estando marcada para a noite uma concentração de toureiros à porta do Campo Pequeno, cumprindo todas as regras de segurança e distanciamento social exigidas pelas autoridades sanitárias.
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e a ministra da Cultura Graça Fonseca vão esta noite assistir ao espectáculo que se realiza na praça de toiros de Lisboa. E os toureiros prometem marcar presença como forma de protesto contra a exclusão de que estão a ser vítimas.

Fotos D.R.