segunda-feira, 3 de agosto de 2020

ANGF reclama dívida do empresário João Duarte e põe em causa Corrida RTP de Monforte



Há guerra na Mouraria... mais concretamente no reino da Festa Brava. A Associação Nacional de Grupos de Forcados reclama do empresário João Duarte (foto) uma dívida (superior a 4 mil euros) contraída em Agosto de 2010 com os grupos da Tertúlia Terceirense, do Ramo Grande e do Real Grupo de Moura, que actuaram na Ilha Terceira numa corrida promovida por ele e não receberam os seus honorários e aconselhou, desde esse ano, os seus associados a não pegarem em corridas organizadas pelo referido empresário, neste caso a da RTP do próximo dia 28 em Monforte.
Diogo Durão, novo presidente da ANGF, almoçou sexta-feira passada com João Duarte e a sua mulher, Maria de Fátima Gaspar (proprietária da empresa Bússolas & Descobertas, promotora dessa corrida), para tentar chegar a um acordo e obter o pagamento em dívida aos forcados, mas o repasto foi inconclusivo.
"A hora é de união e não de divisão e tentámos tudo para chegar a um acordo com o empresário, mas não aceitámos a proposta que nos foi feita e os cabos dos grupos de forcados associados recusam-se a pegar para esse senhor enquanto a dívida não for paga", diz-nos Diogo Durão.
João Duarte, por seu turno, alega que "não tem nada a ver com esta corrida" e que a mesma é promovida pela empresa de sua mulher, empresa essa que "não deve um tostão a ninguém", adiantando que entregou o caso a uma sociedade de advogados e garantindo que a corrida "se vai realizar, contra tudo e contra todos".
Estão a anunciados os grupos de forcados Amadores de Monforte (que comemoram 20 anos) e os Amadores de Beja. O "Farpas" sabe que este fim-de-semana foi pela organização contactado o grupo de forcados Académicos de Coimbra, que ainda não pertencem à ANGF, mas que o cabo Ricardo Marques se recusou a pegar, em solidariedade para com os grupos credores.
A procissão ainda agora vai no adro, mas promete dar muito que falar ao longo deste mês. Aguarde-se...

Foto D.R.