terça-feira, 4 de agosto de 2020

Cabo dos Académicos de Coimbra desmente empresária Fátima Pinto e confirma ter sido contactado por João Duarte para pegar Corrida RTP de Monforte


A espécie de "novela mexicana" continua... Escrevemos ontem à tarde que, após a Associação Nacional de Grupos de Forcados ter aconselhado os cabos dos seus grupos a não pegarem para organizações promovidas directa ou indirectamente pelo empresário João Duarte enquanto este não liquidasse a dívida que tem para com três grupos desde uma corrida em Agosto de 2010 na Ilha Terceira, o que punha em causa a participação de forcados na Corrida RTP agendada para dia 28 em Monforte (promovida pela empresa da mulher de João Duarte), a organização dessa mesma corrida contactara o grupo de forcados Amadores Académicos de Coimbra (não associado) para pegar nesse espectáculo.
A empresária Maria de Fátima Gaspar Pinto, alegada promotora da referida Corrida RTP em parceria com a Casa do Pessoal da RTP, enviou-nos um comunicado ao final da tarde (que publicámos), desmentindo essa nossa informação e informando que, pelo contrário, foi "o grupo de forcados mencionado pelo Senhor Miguel Alvarenga" (Académicos de Coimbra) que "ligou ao Senhor João Duarte" (que, pelos vistos, tem alguma coisa a ver com a organização da corrida...) "no dia 01/08/2020 a oferecer-se para pegar a corrida".
Agora, Ricardo Marques (foto), cabo dos Amadores Académicos de Coimbra, envia-nos também ele o comunicado que a seguir publicamos na íntegra, desmentindo a empresária e confirmando que foi, de facto, contactado por João Duarte no último fim-de-semana para pegar a corrida, tendo recusando em nome da solidariedade para com os grupos de forcados. credores e para com a ANGF.
Aqui vai o comunicado:

O Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra lamenta profundamente, que num momento difícil para a sociedade em geral e em particular para a tauromaquia, nos vejamos obrigados a emitir este comunicado.

Os tempos são (ou deveriam ser...) de união entre as gentes da Festa.

A bem de todos!

É portanto com pesar que assistimos às declarações da Sra. Fátima Pinto.

Ao contrário do exposto pela supra citada Senhora, fomos contactados pelo sr. João Duarte no passado dia 1 de Agosto.

Nessa mesma ocasião, foi-nos endereçado o convite para pegarmos a corrida de dia 28 de Agosto em Monforte, caso nenhum Grupo associado aceitasse.

Foi exactamente assim exposto pelo empresário em questão.

Prontamente recusámos!

Não vislumbramos qualquer necessidade de o fazer, mas para que não restem dúvidas, vimos, desta vez de forma pública, manifestar a nossa posição face a este assunto.

Sr.  João Duarte e Sra. Fátima Pinto, o nosso Grupo não estava antes e continua a não estar agora, disponível para actuar no espectáculo supra citado.

É pública a nossa solidariedade para com a ANGF nas suas tomadas de posições em geral e aplicamos exactamente os mesmos critérios de solidariedade, relativamente a este assunto.

Reiteramos ainda que, com estes ou outros empresários, sempre que surjam situações idênticas, o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra, apesar de Grupo não-associado, vai sempre respeitar as posições tomadas pela ANGF e seguir-lhe o exemplo.

Enviamos as nossas mais sinceras contrições a todos os amantes da Festa Brava, por estarmos a fazer este comunicado, mas como sabiamente dita o povo, “quem não se sente, não é filho de boa gente”.

Tudo continuaremos a fazer para andar na Festa Brava de bem e a acrescentar valor.

Seja como associados ou como não-associados!

Terminamos, desejando que no próximo dia 28 de Agosto tudo corra pelo melhor aos empresários e a todos os intervenientes da corrida de Monforte.

Que seja a noite sonhada por todos!

Que dignifiquem a Festa e os aficionados!

Enviamos também um cumprimento especial ao Mestre Paulo Caetano pelos seus 40 anos de alternativa e ao Grupo de Monforte que celebra os seus 20 anos de existência.

Sorte!

 

Cabo Ricardo R. Marques

P/Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra


Foto D.R.