Poderão realizar-mais mais quatro espectáculos extra-abono no Campo Pequeno, e não apenas dois como anteriormente estava projectado, totalizando assim dez festejos nesta temporada de 2020 em que o empresário Luis Miguel Pombeiro deitou mãos à gestão da primeira praça do país.
As datas ontem avançadas pelo site touroeouro.com são, na realidade, as que estão agendadas pela empresa Ovação e Palmas para dar continuidade à temporada depois de terminadas as seis corridas que formam o abono.
A terceira corrida da temporada será já no dia 27, como se sabe, com elenco formado pelos cavaleiros João Moura Caetano, João Moura Jr. e João Ribeiro Telles e pelos grupos de forcados Amadores de Évora e Amadores do Aposento da Moita, que vão enfrentar seis toiros da ganadaria de Francisco Romão Tenório. Nesta corrida, ao início, será homenageado o cavaleiro D. Francisco de Mascarenhas, primeiro toureiro no mundo a comemorar em vida os seus 75 anos de alternativa.
Segue-se, uma semana depois, a 3 de Setembro, a primeira corrida da segunda parte da temporada (quarta do abono), com toiros de Veiga Teixeira e cartel composto pelos cavaleiros Rui Salvador, Gilberto Filipe, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto, Ana Rita e Parreirita Cigano e pelos grupos de forcados Amadores de Montemor e Amadores de Alcochete.
Oito dias depois (serão três quintas-feiras seguidas), a 10 de Setembro, será a corrida mista (quinta do abono), cujo cartel é também já conhecido: toiros da ganadaria Vinhas, a comemorar o seu 70º aniversário, os cavaleiros António Ribeiro Telles e Francisco Palha, o matador António João Ferreira e os grupos de forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete e Amadores de Alter do Chão.
A sexta e última corrida do abono de 2020 será numa sexta-feira, 2 de Outubro, a corrida de gala (não obrigatoriamente de gala à antiga portuguesa) com um cartel de seis cavaleiros onde deverão ser incluídos pelo menos quatro dos triunfadores das corridas anteriores e mais dois que ainda não se apresentaram este ano em Lisboa.
Terminado o abono, o empresário Luis Miguel Pombeiro projecta realizar mais quatro espectáculos, o primeiro dos quais a 16 de Outubro (também uma sexta-feira), que será um concurso de pegas com três grupos e três cavaleiros. Podem estar nesta corrida os grupos de forcados de Coruche e de Arronches e mais um.
Por fim, o empresário pode levar a efeito uma mini-Feira de Outono com três espectáculos: duas grandes corridas a 23 (sexta-feira) e 24 (sábado) e muito provavelmente (ainda não confirmado) uma novilhada de oportunidade aos novos a 25 (domingo).
Para a última parte da temporada foi já anunciado o regresso da ganadaria Murteira Grave, depois da noite triunfal do passado dia 6 e pode ainda haver grandes novidades, entra as quais, como já anteriormente se referiu, a possibilidade de um mano-a-mano entre duas grandes figuras do toureio a cavalo.
Foto M. Alvarenga