sábado, 22 de agosto de 2020

Frederico Cunha cumpre hoje 52 anos de alternativa


Parabéns a Você! O cavaleiro Frederico Cunha cumpre hoje 52 anos de alternativa - e o "Farpas" celebra a efeméride.

Natural de Lisboa, onde nasceu a 24 de Maio de 1947, filho do conceituado médico cirurgião Dr. José Cunha - que foi durante muitos anos o médico dos toureiros, colaborando desinteressadamente com o seu Fundo de Assistência e que foi também durante largos anos o organizador da corrida de toiros a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Lisboa-, Frederico Cunha estreou-se como cavaleiro em público na praça do Campo Pequeno no ano de 1963 num dos tradicionais espectáculos de Carnaval organizados pelo grande empresário Manuel dos Santos e nos quais deram os seus primeiros passos muitos dos que foram depois grandes figuras do toureio a a cavalo e a pé.

Depois de receber em Sousel, do saudoso cavaleiro Pedro Louceiro, os primeiros ensinamentos da arte do toureio a cavalo, Frederico Cunha recebeu a alternativa no palco solene do Campo Pequeno na noite de 22 de Agosto de 1968 (cartaz em baixo), das mãos de Mestre João Branco Núncio, numa corrida mista em que actuaram também os matadores José Júlio e Mário Coelho e os forcados Amadores de Santarém, tendo-se lidado toiros da ganadaria de Herdeiros de D. Diogo Passanha.

Depois de uma digníssima carreira em que marcou presença em praças de Portugal, de Espanha e de França, Frederico Cunha toureou pela última vez no ano de 1982 na praça alentejana de Nisa, continuando a ser uma presença assídua nas nossas praças, como espectador e apoiante de jovens cavaleiros a quem tem passado os seus conhecimentos e a sua experiência.

Fotos Maria Mil-Homens e D.R.

Início dos anos 70: Frederico Cunha numa corrida em Estremoz com Afonso 
Maldonado Cortes e o Comandante João Carlos D'Alvarenga. Em 
baixo, 
o cartaz da alternativa, há 52 anos no Campo Pequeno