Pela primeira vez em 38 anos de existência, a Monumental de Albufeira vai estar encerrada e sem corridas de toiros este ano. A falta de turistas no Algarve e as normas da "nova normalidade" que impedem o uso total da lotação das praças levaram o empresário Fernando dos Santos a decidir não realizar esta temporada nenhum espectáculo tauromáquico.
A Monumental de Albufeira foi inaugurada há 38 anos, a 10 de Abril de 1982, com uma corrida em que se lidaram toiros da Herdade das Sesmarias e actuaram os cavaleiros Ángel Peralta, José Mestre Batista e José Zuquete, os matadores Paco Camino e Fernando dos Santos e o grupo de forcados Amadores de Beja, então comandado por João Caixinha.
Desde então, a praça algarvia tem sido palco, todos os anos, de festejos de oportunidade aos novos por onde passaram quase todos os grandes cavaleiros e matadores de toiros nacionais e, nos meses de Verão, de grandes corridas.
Na foto, o empresário e antigo matador de toiros Fernando dos Santos quando em 2012 foi homenageado na Corrida TV pelo 30º aniversário da inauguração da sua Monumental de Albufeira.
Foto Emílio de Jesus/Arquivo