segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Paco Velásquez fala ao "Farpas" do memorável triunfo na Barquinha: "Foram momentos únicos!"

"Depois do último ferro e da pirueta com o cavalo Mazantini no primeiro toiro, foi emocionante olhar para a bancada e ver o público de pé, foram momentos únicos!" - diz-nos Paco Velásquez, sobre a noite inesquecível e triunfal que viveu no último sábado na praça de toiros de Vila Nova da Barquinha (fotos), onde fez a prova para cavaleiro praticante, seis anos depois de ter recebido no México a alternativa de matador de toiros, o que faz dele um dos mais completos artistas do mundo tauromáquico actual.

Natural da vila de Riachos, o jovem toureiro teve a acarinhá-lo o seu público, mas também os muitos aficionados que ali marcaram presença, vindos de outras localidades do país para assistir a esta primeira corrida da temporada na Barquinha, uma promoção do dinâmico empresário José Gonçalves.

Paco Velásquez obteve no primeiro toiro, o da prova, um triunfo memorável e pôs a praça "do avesso" lidando superiormente um belíssimo exemplar da ganadaria de Maria Guiomar Cortes de Moura que, como já aqui referimos, foi "indultado" pela sua bravura e excelentes qualidades de lide evidenciadas.

Esta era a primeira vez que Paco Velásquez lidava em praça dois toiros e o próprio fez questão de enfrentar dois exemplares desta prestigiada ganadaria, ambos com mais de 550 quilos, considerando, como nos disse, que "foi um risco assumir lidar dois toiros com a presença que estes tinham, mas queria que a minha prova de praticante não fosse mais uma e pudesse dar um passo firme em frente".

E acrescenta: "Acertámos! O primeiro toiro foi de sonho, tendo sido indultado e regressado ao campo; o segundo, com outras características, também me permitiu desfrutar com ele".

Depois da sua brilhante trajectória como matador de toiros - de que não abdicou, embora neste momento esteja mais centrado no toureio a cavalo, um sonho que alimentava desde pequeno - Paco Velásquez debutou em público como cavaleiro amador a 4 de Fevereiro de 2018 na praça espanhola de Olivares, repartindo cartel com Rui Fernandes, Diego VenturaLeonardo Hernández, Andrés Romero e a portuguesa Mara Pimenta, toureando nesse ano mais dois festejos em Espanha.

No ano seguinte toureou dois festejos em Espanha e fez a sua estreia em França actuando em Mejanes na prestigiada Corrida do Rojão de Ouro, de homenagem a Diego Ventura, "onde cortei uma orelha com força", recordou.

Já neste ano de 2020 e antes do confinamento, Paco Velásquez obteve um sonante e muito aplaudido triunfo no festival que em Fevereiro se celebrou na Granja e onde enfrentou um novilho da ganadaria Ribeiro Telles.

Paco Velásquez chegou à prova de praticante no último sábado na Barquinha com sete festejos toureados como cavaleiro amador nos três anos de uma, recorda, "carreira curta como cavaleiro, depois de também há três anos ter começado a montar, com o grande apoio de Diego Ventura".

Depois do notável triunfo de sábado, Paco Velásquez tem já algumas corridas agendadas para esta temporada atípica e os empresários - e o público - têm os olhos postos na nova estrela do toureio equestre.

Fotos Maria Mil-Homens

Momentos do grande triunfo de Paco Velásquez no sábado na Barquinha