terça-feira, 22 de setembro de 2020

Conheça as novas regras (e respeite-as) para ir sábado à Monumental de Santarém

Realiza-se no próximo sábado, dia 26, a primeira e única corrida desta temporada na Monumental de Santarém, com início às 17h00. Lidam-se três toiros da ganadaria Veiga Teixeira e três da ganadaria Murteira Grave e actuam os cavaleiros António Ribeiro Telles, João Moura Jr. (última corrida da sua temporada) e Francisco Palha e pegam os forcados de SantarémMontemor, comandados respectivamente por João Grave e António Vacas de Carvalho.

Devido ao momento que vivemos, com o país em Estado de Contingência, a realização deste espetáculo está rodeada de um conjunto de medidas que deverão ser escrupulosamente cumpridas quer pela promotora da corrida, a Associação Praça Maior, quer pelos aficionados presentes - que até ao momento têm sabido dar o exemplo de civismo e respeito pelas regras da "nova normalidade".


Destacam-se algumas condicionantes mais relevantes que a Associação Praça Maior pede que todos os aficionados recordem e cumpram a rigor  nomeadamente:


- Só podem entrar na Monumental "Celestino Graça" portadores de bilhete e é obrigatório que cada pessoa se sente no lugar exacto do seu bilhete. Por este motivo todas as crianças têm de pagar bilhete, mesmo entre os 3 e os 6 anos. Recorda-se que a entrada é interdita a menores de 3.


- Todos os lugares são numerados. A regra dos lugares, conforme os aficionados puderam verificar nos bilhetes que compraram, é lugar sim/lugar não, com lugares cruzados nas filas. É obrigatório o uso de máscara durante todo o espectáculo. Os aficionados devem, pois, sentar-se no seu lugar (sector, fila e número do seu bilhete). Mesmo os coabitantes respeitarão um lugar de distanciamento entre eles, de forma a manter o distanciamento organizado com a fila de cima e de baixo.


- A corrida decorrerá de acordo com as regras actuais pelo que não existirá intervalo nem voltas à arena. Por este motivo devem restringir-se ao mínimo os movimentos na bancada, nomeadamente as idas ao WC.


Uma vez que é proibido entrar na bancada durante as lides e não existe nem intervalo nem voltas à arena é muito provável que uma ida ao WC implique a perda da lide seguinte.


- É muito importante que os aficionados cheguem cedo para evitar aglomerações na entrada. Devem respeitar as distâncias de segurança e os circuitos marcados nos corredores. Ao entrar devem dirigir-se sem demoras ao seu lugar e manter-se sentados. As portas abrirão pelas 15h15.


- No final do espectáculo a saída será organizada. Os aficionados devem manter-se nos seus lugares até que os assistentes indiquem que a sua fila pode sair.


- É muito importante que não existam aglomerações no exterior da praça. Pede-se aos aficionados que após a saída não fiquem parados à frente das portas.


- Para evitar aglomerações os bares não se encontrarão em funcionamento, mas existirá serviço nas bancadas. É por isso proibida a entrada de latas, garrafas de vidro, garrafas com tampa ou lancheiras.


Como todos sabem a Tauromaquia tem muitos holofotes a incidir sobre ela, muito especialmente daqueles que dela são inimigos. Ao mínimo deslize corremos o risco do Governo, que não tem escondido a sua preferência anti-taurina, voltar a proibir a realização de corridas de toiros. Assim, depende de nós aficionados, que continuemos a ser um exemplo de civismo e de cumprimento das limitações que decorrem do período especial que vivemos.


- Contamos com todos - pois é juntos que fazemos da Monumental “Celestino Graça” uma Praça Maior!


O Plano de Contingência da “Celestino Graça”, aprovado pela DGS, poderá ser conhecido em detalhe em www.pracamaior.pt.


Foto D.R./A Terceira Dimensão