sábado, 19 de dezembro de 2020

Augusto Gomes Júnior nasceu há 106 anos

Augusto Gomes Júnior, segundo matador de toiros português, nasceu há 106 anos no Montijo. Foi o nosso grande pioneiro do toureio a pé além-fronteiras, o primeiro novilheiro nacional a apresentar-se trajado de luces em Espanha. Morreu em Outubro de 2014 com 100 anos de idade. 

A sua estreia como bandarilheiro amador ocorreu no ano de 1936 na praça do Sobral de Monte Agraço, tomando a alternativa no ano seguinte no Campo Pequeno.


Em 1938 apresentou-se no Campo Pequeno já como novilheiro e no início da década de 40 rumou a Espanha disposto a tomar a alternativa de matador de toiros. Foi o primeiro novilheiro luso a apresentar-se de luces em Espanha, em Pamplona, mas uma grave cornada sofrida em Tafalla obrigou-o a um interregno de quatro anos e impediu-o de ser o primeiro português a receber a alternativa de matador de toiros, que acabaria por ser Diamantino Vizeu a 23 de Março de 1947 em Barcelona.


Augusto Gomes recebeu a alternativa cinco meses mais tarde, em Constantina, a 10 de Agosto desse mesmo ano de 1947, exactamente dezoito dias antes de "Manolete" morrer em Linares (28 de Agosto). O histórico Maestro António Bienvenida foi o seu padrinho de alternativa e os toiros pertenciam à ganadaria Natera.


Um ano antes da alternativa, em 1946, Augusto Gomes Júnior já se apresentara em Madrid, tendo sido também o primeiro toureiro português a estoquear um toiro nessa praça. Toureou e triunfou no Perú, na Colômbia, na Venezuela, em Angola e em Macau, mas no ano de 1951 decidiu renunciar à alternativa de matador de toiros, regressando à categoria de bandarilheiro, chegando a integrar durante muitas épocas a quadrilha do saudoso cavaleiro José Mestre Batista

Foi ainda destacado mestre de muitos toureiros, ensinando a sua arte a muitos jovens na célebre Escola Arena, que funcionou em LisboaPosteriormente, foi um competente director de corrida.


Augusto Gomes Júnior era pai do antigo cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, José Luis Gomes e avô do matador de toiros Manuel Dias Gomes e dos forcados Pedro Maria Gomes (actual cabo do Grupo de Lisboa) e Gonçalo Maria Gomes e também da jovem Madalena Dias Gomes, ex-presidente da Tertúlia Tauromáquica do Instituto Superior de Agronomia.


Recordamo-lo com saudade no dia do 106º aniversário do seu nascimento.


Fotos D.R.