quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Ex-apoderado de João Moura: morreu o empresário espanhol Paco Gil

Morreu ontem o reputado empresário e apoderado espanhol Paco Gil, cujo nome ficará para sempre ligado à Feira Taurina de Santiago, em Santander, a que deu o maior fulgor na década de 80, gerindo a praça de Cuatro Caminos até ao ano de 1996.

Destacado empresário do ramo hoteleiro, proprietário de vários hotéis (também em Salamanca), Paco Gil foi casado com Kety Flores, filha do afamado taurino Florentino Díaz Flores, célebre apoderado do matador de toiros Santiago Martín "El Viti".

Apoderou vários toureiros ao longo da sua vida, o primeiro dos quais Paco Pallarés, a partir de 1968 e com o qual esteve vários anos. Pallarés ensinava ao tempo os primeiros passos na arte do toureio a um então jovem novilheiro, o saudoso Júlio Robles, que Paco Gil passa também a apoderar no ano de 1969, sendo o grande responsável pelo seu lançamento.

Paco Gil geriu posteriormente importantes praças de toiros espanholas, como as de Alicante, Albacete, Alcalá de Henares e Colmenar Viejo, entre outras. Apoderou também os matadores Dámaso González, Manolo Cascales e Jorge Manrique e vira-se depois para o rejoneio, gerindo a carreira de Manuel Vidrié nos seus tempos áureos. Paralelamente, foi apoderado em Espanha do cavaleiro português João Moura quando em Portugal o apoderava Fernando Camacho e foi precisamente em casa de Paco Gil que o conhecido crítico Manuel Molés entrevistou o Maestro de Monforte quando terminou a célebre "Guerra das Esporas".

Que em paz descanse.

Foto Botán