domingo, 6 de dezembro de 2020

Última corrida na praça do Campo de Santana foi há 133 anos

A última corrida de toiros na Praça do Campo de Santana, em Lisboa, ocorreu há precisamente 133 anos, a 6 de Dezembro de 1887. Tourearam nessa tarde os cavaleiros Casimiro Monteiro, Alfredo Tinoco, José Bento Araújo e D. Luís Rego e os toiros pertenciam aos ganadeiros Roberto & Irmão.

A praça (que se situava no actual Campo dos Mártires da Pátria, onde está hoje a Faculdade de Medicina) foi posteriormente interdita, pois já não oferecia condições de segurança para o público. Tinha sido inaugurada a 3 de Julho de 1831 e, durante esses anos, foi o principal palco de expressão tauromáquica de Portugal.


O facto de a sua última corrida se ter realizado no mês de Dezembro é perfeitamente elucidativo da grande dinâmica que os espectáculos taurinos tinham em Lisboa naquela época. De 1887 a 1892 - data da inauguração da actual praça de toiros do Campo Pequeno - a cidade de Lisboa não teve praça de toiros.


As primeiras alternativas dadas em Portugal aconteceram precisamente nesta praça de toiros do Campo de Santana (fotos). Foi uma época de grande desenvolvimento das corridas e onde se consolidou o modelo das actuais corridas de toiros portuguesas.


As grandes referências de cavaleiros toureiros do século XIX, foi aí que iniciaram as suas carreiras e foi aí que tiveram os seus maiores momentos de glória. Muitos foram os grandes artistas que animaram esta praça e contribuíram para a consolidação da aficion lisboeta: o Conde do Vimioso; o Marquês de Castelo Melhor; Carlos Relvas; Vitorino Frois; José Bento Araújo; Alfredo Tinoco da Silva; Manuel Casimiro de Almeida; Fernando de Oliveira, entre muitos outros.


Fotos D.R.