sábado, 16 de janeiro de 2021

Ex-organizadores das touradas em Abiúl acusados de usar dinheiros públicos (87 mil euros!) em refeições...

António Carrasqueira e Joaquim Agostinho, que foram durante muitos anos, enquanto autarcas da Junta de Freguesia local, os emblemáticos organizadores das tradicionais corridas de toiros em Agosto na praça de Abiúl (Pombal), a mais antiga do país, estão acusados e a ser julgados no Tribunal de Leiria por, alegadamente, terem pago almoços e jantares em dois restaurantes da zona, entre os anos de 2008 e 2013, no valor de 87 mil euros (comeram que nem uns abades!...) com dinheiros públicos (cheques da própria Junta).

O caso, hoje em grande destaque no jornal "Correio da Manhã", foi denunciado em 2013 por Sandra Barros, a nova presidente da Junta de Freguesia de Abiúl, que quando tomo posse pediu uma auditoria às contas a instituição pública.

A defesa dos arguidos - que são três, além de Carrasqueira e Agostinho, também Amândio Santos - acusa o Ministério Público de ter levado a cabo uma "investigação sumaríssima" ao caso, de que terá resultado uma acusação "sem rigor e sem critério". O advogado de defesa admitiu que pode ter havido alguma "falta de rigor" nas contas apresentadas pelos arguidos, mas frisou que "agiram sem culpa".

A leitura da sentença está marcada para 2 de Fevereiro.

Foto "CM"