segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Festa de luto: morreu Dª Maria Guiomar Cortes de Moura

O mundo tauromáquico novamente de luto: morreu esta tarde no Hospital da Luz, em Lisboa, a ganadeira  Maria Guiomar Cortes de Moura, após longa enfermidade que a mantinha há cerca de quatro anos em estado de coma. Morreu serenamente - como serenamente passou por esta vida. Tinha 82 anos.

Senhora de uma classe inigualável, oriunda de uma das mais ilustres famílias do Alentejo ligadas ao campo, à lavoura, aos toiros e aos cavalos, foi casada com António Moura e era mãe de Dita Moura CaetanoArmando João Moura, sogra do cavaleiro Paulo Caetano, tia do cavaleiro João Moura e avó, entre outros, do também cavaleiro tauromáquico João Moura Caetano e da campeã de Dressage Maria Moura Caetano - aos quais endereçamos as mais sentidas condolências, bem como aos seus netos António e João e demais Família enlutada.

Dª Maria Guiomar era proprietária da famosa ganadaria anunciada com seu nome e que é há vários anos gerida por seu filho Armando JoãoA ganadaria foi fundada em 1962 com o nome de Irmãos Moura (João e António Benito) constituída então por um lote de vacas de origem Pedrosa e um toiro de Rafael Calado, da mesma origem. Dois anos mais tarde o efectivo foi aumentado com outro lote de vacas também de Rafael Calado, acompanhado de um semental de Soler

Posteriormente, em 1980, por partilhas entre ambos, o lote que coube a António Moura passou a anunciar-se em nome de sua mulher Dª Maria Guiomar Cortes de Moura, tendo-se mantido o ferro e a divisa anterior mas introduzindo sementais de João Moura (Maribel Ybarra). Em 1995 foram adquiridas vacas e sementais de Los Espartales (encaste Murube-Urquijo), eliminando progressivamente as outras procedências.

O funeral realiza-se amanhã, terça-feira, às 15h00, em Monforte, reservado à família, dadas as normas impostas pelas autoridades sanitárias.

Que em paz descanse.

Foto Sérgio Batista