quinta-feira, 6 de maio de 2021

Há 11 anos: "reapareci" no Campo Pequeno com dois companheiros da Cadeia do Linhó

Miguel Alvarenga - 6 de Maio de 2010, passam hoje 11 anos. Apareci pela primeira vez em público na corrida dessa noite no Campo Pequeno, acompanhado por dois companheiros de reclusão, desde que iniciara, três meses antes, o cumprimento da minha pena de prisão aos fins-de-semana no Linhó pelo “crime” de “abuso de liberdade de imprensa”

Fui, depois do 25 de Abril, o segundo jornalista a cumprir uma pena de prisão e ainda havia quem dissesse (tretas!) que a revolução “dos cravas” devolvera a Portugal a liberdade de expressão… O primeiro fora, muitos anos antes, Manuel Maria Múrias, meu antigo director no jornal “A Rua”. Que também cumprira uma pena de prisão mesmo Estabelecimento Prisional do Linhó (Sintra).


Recordo hoje aqui, com saudade e alguma nostalgia até, essa histórica noite do Campo Pequeno com os meus amigos do Linhó, até lhes apresentei o grande Pablo Hermoso de Mendoza, depois da corrida, no Hotel Alif (foto) e o assunto foi, como não podia deixar de ser, tema de capa na edição dessa semana do jornal “Farpas” (fui, de propósito, com uma camisola às riscas, estilo presidiário...). Os meus companheiros de reclusão que nessa noite me acompanharam - e fizeram sucesso! - à tourada no Campo Pequeno foram Germano e o Nuno.


Fotos D.R.