![]() |
| Rui Bento na praça do Sítio da Nazaré com seu filho Rui Pedro e Nuno Batalha, presidente da Confraria |
Rui Bento disse ao "Farpas" que está "sereno e tranquilo", apesar das "investidas" de alguns empresários que, mesmo sem estar a decorrer nenhum concurso, acorreram à Nazaré apresentando propostas à Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, proprietária da praça de toiros do Sítio, com o objectivo de a adjudicarem. E para já não vai "pôr a boca no trombone" e "chamar os bois pelos nomes", apontando o dedo a eventuais "traições" em curso. Pode vir a fazê-lo mais tarde...
A praça é gerida desde 2019 directamente pela Confraria, assessorada por Rui Bento, que tem sido responsável pela montagem dos cartéis. Estivera anteriormente adjudicada ao empresário Fernando dos Santos (desde 2014) e, nos anos anteriores, ao saudoso Manuel Gonçalves e também à empresa do Campo Pequeno, quando administrada pela Família Borges, também nesse tempo com Rui Bento a geri-la.
Desde o ano passado - em que Rui Bento levou a efeito apenas duas corridas, devido à pandemia, com o patrocínio do empresário António Nunes - a praça tem sido "procurada" por outros empresários, apesar de, como dissemos, a Confraria não ter aberto nenhum concurso para a sua exploração. Falando português: há quem queira fazer a folha a Rui Bento...
O empresário tem conhecimento de todas as propostas - e de todas as intenções - dos empresários que o andam a tentar tramar. E dorme tranquilo na mesma. Há quem tenha já apresentado propostas financeiras "irrecusáveis" e essa será a razão pela qual Nuno Batalha, presidente da Confraria, tem aceite reunir-se com os "candidatos". Para mais tarde não ser acusado de ter recusado propostas para exploração da praça que poderiam ser mais rentáveis para a instituição.
João Pedro Bolota (empresa Aplaudir) é um dos interessados e já o confirmou pessoalmente ao próprio Rui Bento. Mas há outros - e alguns ainda "encobertos"... mas que Bento sabe perfeitamente quem são.
Ontem, Nuno Batalha recebeu mais um: António Pedro Vasco, cabo dos Forcados Amadores da Amareleja, que já no ano passado tinha feito uma primeira tentativa para adjudicar a carismática praça do Sítio.
António P. Vasco garantiu que levaria grandes cartéis à Nazaré. E Nuno Batalha concedeu-lhe uma semana para os apresentar, a fim de analisar a situação. Desde ontem que o cabo dos Forcados da Amareleja se tem desdobrado em contactos com vários apoderados para tentar rematar os elencos que na próxima semana apresentará ao presidente da Confraria.
Rui Bento desvaloriza a "ameaça" e garante que está "sereno e tranquilo" com o desenrolar dos acontecimentos. E em perfeita sintonia com Nuno Batalha, reafirmando ao "Farpas" as "excelentes relações profissionais e até de amizade" que os unem . Até ver onde páram as modas...
Fotos Fernando José/Arquivo


