O empresário Luis Miguel Pombeiro (Ovação e Palmas) anunciou ontem em entrevista no Directo do site "Tauronews" as seis datas de abono da temporada do Campo Pequeno - que só serão alteradas se entretanto não for retomado o horário usual para a realização dos espectáculos culturais.
Como já estava anunciado, a inauguração da temporada lisboeta será na sexta-feira 25 de Junho com seis imponentes toiros da ganadaria Canas Vigouroux dignos de Madrid. António Ribeiro Telles é o cabeça de cartaz e nas pegas já estão certas e anunciadas pelo empresário as presenças dos grupos de Amadores de Lisboa e Amadores de Coruche, respectivamente capitaneados por Pedro Maria Gomes e José Macedo Tomás. Os restantes dois cavaleiros do primeiro cartel ainda não estão definidos - mas podem ser Rui Fernandes, Marcos Bastinhas ou Francisco Palha.
Seguem-se duas corridas no mês de Julho, nas semanas seguintes à abertura, nas sextas-feiras 9 e 16. Luis Miguel Pombeiro ainda não adiantou nomes para o dia 9 de Julho, mas não está afastada a possibilidade de nesta corrida se apresentar Pablo Hermoso de Mendoza. No dia 16 será a corrida dos matadores, único cartel completamente rematado do abono lisboeta: os espanhóis "Finito de Córdoba" e José Garrido e os portugueses Manuel Dias Gomes e "Juanito" com oito toiros: quatro da ganadaria Nuñez de Tarifa (Benjumea) e quatro de Voltalegre. Nesta noite presta-se homenagem ao Maestro Vitor Mendes pelos seus 40 anos de alternativa.
No mês de Agosto, Pombeiro anuncia duas quintas-feiras de toiros em Lisboa nos dias 5 e 26. E em Setembro, a sexta e última corrida do abono numa sexta-feira, dia 10. O empresário deixou ontem em aberto a possibilidade de ainda levar a efeito mais uma ou duas corridas extra-abono, uma a 23 de Setembro e outra no início de Outubro.
Embora ainda uns nomes estejam confirmados pelo empresário, outros pelos próprios toureiros e outros ainda estejam em conversações, há praticamente certezas quanto às presenças na temporada da capital dos cavaleiros António Telles, Rui Fernandes, Ana Batista, Manuel Telles Bastos, Moura Caetano, Marcos Bastinhas, João Telles, Francisco Palha, Duarte Pinto, Salgueiro da Costa e do praticante Joaquim Brito Paes (este ano apoderado por Pombeiro).
O empresário mantém ainda negociações com Andrés Caballero, apoderado de Diego Ventura e quanto a Pablo Hermoso de Mendoza, é praticamente um dado adquirido que virá este ano ao Campo Pequeno.
Incertas e envoltas mesmo em alguma polémica estão as contratações dos três cavaleiros apoderados por Rui Bento: Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Jr. e João Moura Júnior. Pombeiro também jé teve uma primeira abordagem com o Maestro João Moura, que no ano passado não toureou no Campo Pequeno. O site "Tauronews" anunciou hoje também o nome do veterano Paulo Caetano - mas Pombeiro ainda não o confirmou.
No que a matadores de toiros diz respeito, estão certas e anunciadas as presenças de "Finito de Córdoba", José Garrido, Manuel Dias Gomes e "Juanito" na corrida de 16 de Julho; e pode ainda vir a Lisboa o espanhol António Ferrera (provavelmente num mano-a-mano com um cavaleiro).
Quanto a ganadarias, estão certas em Lisboa as de Canas Vigouroux, António Raul Brito Paes e ainda por confirmar as de Veiga Teixeira e Murteira Grave. Na corrida de matadores, já estão a anunciadas as espanholas de Nuñez de Tarifa e Voltalegre.
Cauteloso, como até aqui, o empresário Luis Miguel Pombeiro só anunciará oficialmente os primeiros elencos do abono depois de saber se já pode dar corridas nocturnas em Lisboa. Recorde-se que até ao momento se mantém a decisão governamental de os espectáculos culturais terminarem todos às 22h30.
Fotos M. Alvarenga