segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Morreu o matador de toiros Fernando dos Santos

Mais uma notícia triste, que preferíamos não dar: morreu esta manhã, após prolongada doença, o matador de toiros, empresário e ganadeiro Fernando dos Santos.

Natural de Póvoa de Alcobaça, sem quaisquer antecedentes taurinos familiares, foi um caso raro de afición e determinação. Fez-se toureiro à custa do seu imenso valor. Foi, ao tempo, um dos "mais valentes". E triunfou em Portugal, em Espanha e, em final de carreira, no México - onde ainda hoje é lembrado como uma Figura. Toureou pela última vez há mais de trinta anos, mano-a-mano com o célebre Paco Camino, na inauguração da sua Monumental de Albufeira - praça que vendeu no ano passado e que se encontra desactivada. Além de grande toureiro, foi um conceituado ganadeiro e o empresário taurino que mais espectáculos e mais oportunidades deu aos novos por temporada. Na sua praça algarvia deram os primeiros passos quase todos os grandes toureiros da actualidade. Foi na década de 80 empresário da praça de toiros do Campo Pequeno e mais recentemente também da praça da Nazaré.


Fernando dos Santos recebeu a alternativa de matador de toiros na praça de Mérida em 9 de Outubro de 1966 e confirmou-a na Monumental de Madrid a 12 de Outubro de 1968.


Não são ainda conhecidos pormenores das cerimónias fúnebres - que aqui noticiaremos mal sejam divulgados.


Mais logo, Miguel Alvarenga vai aqui recordar e prestar homenagem à trajectória do grande Toureiro que hoje morreu em Albufeira, onde residia há largos anos.


A sua Mulher, Orlanda Gamboa, sua filha Sofia, seu genro Tito Semedo e netas, endereçamos as mais sentidas condolências.


Que em paz descanse.


Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e Botán/D.R.