quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Simão Comenda: um ano de saudade

Miguel Alvarenga - E já lá vai um ano. Um ano de muita saudade. Simão Nunes Comenda, glória eterna dos Forcados nacionais e sobretudo do seu Grupo de Montemor, morreu a 2 de Fevereiro de 2021 no Hospital Lusíadas, em Lisboa, onde estava internado desde 22 de Janeiro, vítima de Covid-19.

Recordá-lo é honrar a memória de um dos maiores taurinos portugueses, de um Homem que deixou história também no México, onde ainda hoje o recordam como um ídolo desde a primeira vez que ali se apresentou fardado de forcado, era o ano de 1970, integrando o primeiro Grupo de Forcados que actuou naquele país, capitaneado por Simão Malta (ambos na foto de baixo) e que acabou por dar origem aos vários grupos mexicanos hoje existentes.

Simão Comenda, um excelente contador de memórias, dava gosto ouvi-lo falar e lembrar momentos do passado, destacou-se depois no campo empresarial como um empreendedor e diligente gestor da sua praça de toiros de Montemor, papel que desempenhou com grande carisma e seriedade lado-a-lado com Paulo Vacas de Carvalho.

Um Amigo que deixou saudades. Tantas.

Fotos M. Alvarenga e D.R.