Salientando que "a temporada de 2021, à semelhança de 2020, manteve-se atípica, mas ainda assim foi possível assistir a um conjunto de corridas e novilhadas na centenária 'Palha Blanco'", o Clube Taurino Vilafranquense anunciou hoje, como o faz todos os anos, aqueles que na sua óptica foram os grandes triunfadores do ano passado na centenária praça de Vila Franca de Xira.
A João Salgueiro da Costa e a João Silva "Juanito" (fotos de baixo) foram outorgados, respectivamente, os Troféus "José Mestre Batista" e "José Júlio" (duas figuras incontornáveis da tauromaquia nacional, que deste modo são homenageados pelo CTV), que distinguem o melhor cavaleiro e o melhor matador de 2021 na "Palha Blanco". No caso de "Juanito", já distinguido na temporada de 2020, recebe este prémio pelo segundo ano consecutivo.
Todos os troféus homenageiam distintas e recordadas figuras do mundo tauromáquico português: à ganadaria Murteira Grave, pelo toiro "Chocolate", foi atribuído o Troféu "Fernando Palha"; e a João Matos, do GFA de Vila Franca de Xira, o Troféu "José Carlos de Matos", que distingue a melhor pega do ano na praça vilafranquense.
Ao novilheiro espanhol Daniel Medina, da Escola de Toureio de Salamanca, foi outorgado o Troféu "José Falcão"; e ao bandarilheiro João Ferreira o Troféu "Carlos Falcão".
A Direcção do Clube Taurino Vilafranquense decidiu ainda atribuir as distinções Prestígio a João Queiroz, director da revista "Novo Burladero"; Mérito a Pedro Dotti; e Aniversário ao GFA de Vila Franca de Xira pelos seus 90 anos de actividade.
A cerimónia de entrega destes troféus terá lugar no próximo dia 12 de Março em local a designar.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo, Fernando Clemente e M. Alvarenga
João Salgueiro da Costa e "Juanito": cavaleiro e matador triunfadores da temporada 2021 em Vila Franca de Xira |