domingo, 2 de outubro de 2022

Praça à cunha na Chamusca em tarde de triunfal e emotiva despedida do cabo Pedro Coelho dos Reis

Praça cheia, praticamente esgotada, e um ambiente "à antiga" ontem na Chamusca, na tarde de despedida do histórico e emblemático forcado Pedro Coelho dos Reis "Pipas", cabo dos Amadores do Aposento da Chamusca, que disse adeus às arenas depois de 33 anos de glória a honrar a jaqueta de ramagens do seu grupo, passando o testemunho a João Saraiva, terceiro cabo do grupo fundado por Tiago Prestes.

Pegou o terceiro toiro da tarde à primeira, com o público de pé a aplaudi-lo. As restantes pegas do Aposento estiveram a cargo de Vasco Coelho dos Reis, seu sobrinho (à quarta tentativa), João Rui Salgueiro (à primeira), Francisco Souto Barreiros Andrade (à segunda), Francisco Montoya (à primeira) e a última pega foi de cernelha, consumada pelo novo cabo João Saraiva e por Frederico Gomes Abreu.

Lidaram-se três toiros de Passanha e três de Lopes Branco, de apresentação e comportamento desiguais e houve a registar triunfos dos cavaleiros João Moura Jr. e João Ribeiro Telles, numa tarde de alguma irregularidade por parte de Francisco Palha.

Fotos D.R.