sexta-feira, 25 de novembro de 2022

O mais português de todos os mexicanos: Enrique Fraga tomou a alternativa de rejoneador há 31 anos

Cumpriu-se ontem o 31º aniversário da alternativa como rejoneador do ginete mexicano Enrique Fraga, grande amigo dos cavaleiros portugueses e um dos embaixadores do toureio a cavalo em México, que foi também destacado matador de toiros, tendo dado os primeiros passos na arte em terras de Portugal, na célebre Escola de Toureio de Coruche dos irmãos Badajoz.

A 24 de Novembro de 1991 na praça de toiros de Mérida (Yucatán - México) Enrique Fraga recebeu a alternativa de rejoneador das mãos do saudoso Pedro Louceiro, tendo como testemunhas Gerardo Trueba e Eduardo Funtanet. O toiro da cerimónia chamava-se "Debutante" e pertencia a ganadaria de Matancillas


José Enrique Contreras Fraga nasceu em Morelia, Michoacán. Apresentou-se como novilheiro na Monumental do México a 16 de Julho de 1972, com o novilho "Lanzador", da ganadaria de Santoyo, actuando ao lado de Marcos Ortega e Luis Niño de Rivera.

 

Recebeu a alternativa como matador de toiros na praça mexicana de Mérida, a 15 de Maio de 1977, das mãos de Jesús Solórzano, perante o testemunho de Rafael Gil "Rafaelillo" e dos cavaleiros Pedro Louceiro e Jorge Hernández Andrés. O toiro da alternativa chamava-se "Cantador" e pertencia à ganadaria de Santo Domingo localizada em San Luis de Potosí


Confirmou, como rejoneador na Plaza México a 3 de Fevereiro de 1996. Foi seu padrinho Gerardo Trueba, e testemunhas Rodrigo Santos e José António Hernández Andrés. O toiro de da cerimónia chamava-se "Invicto", da divisa de Los Ébanos.

 

Actualmente Enrique Fraga é proprietário de uma ganadaria que leva o seu nome, de encaste Parladé, fundada em 2011, ao comprar a vacada de Eduardo Funtanet. Debutou como ganadeiro na praça de toiros de  Tulancingo, (Hidalgo) a 26 de Julho 2015, com um curro muitissimo bem apresentado e de condições de lide superior.


Enrique Fraga continua a apoiar os toureiros portugueses que se deslocam a México e visita com regularidade o nosso país, onde mantém muitos amigos.


Fotos PeninsulaTaurina/Arquivo e D.R.


Enrique Fraga há uns anos em Évora com o saudoso
João Patinhas, Miguel Alvarenga e Marco José
Numa outra visita ao nosso país, com João Moura e M. Alvarenga