Manuel Gonçalves deixou-nos há treze anos. O mais famoso empresário taurino do final do século passado faleceu a 14 de Fevereiro de 2010, vítima de queda numas escadas da casa que adquirira e recuperara na sua aldeia natal, Mizarela, no concelho da Guarda - em cujo cemitério foi sepultado a 16 do mesmo mês. Tinha 76 anos.
Empresário de sucesso (taurino e não só) em Moçambique ao longo de muitos anos, regressou a Portugal depois da "descolonização" e estabeleceu-se em França, levado pelo seu amigo Manuel André Jorge, cavaleiro tauromáquico de Nave de Haver - onde durante cerca de vinte anos geriu algumas das principais praças de toiros daquele país associado ao também já falecido cavaleiro Luc Jalabert.
De novo regressado a Portugal, foi nos anos 80 empresário do Campo Pequeno e depois de muitas mais praças. Criou, entre outras, a tradicional Corrida da Rádio Renascença, que durante largas temporadas esgotou a lotação da Monumental de Santarém e foi também co-organizador das célebres corridas da Casa de Pessoal da RTP. Foi ainda o promotor das últimas Corridas "Farpas" efectuadas nas praças da Figueira da Foz, da Póvoa do Varzim e da Nazaré, que geria.
Uma semana antes da sua morte, a 6 de Fevereiro de 2010, recebera publicamente a última homenagem ao ser galardoado com o prémio de melhor empresário pelo extinto programa taurino da Rádio Portalegre num jantar que decorreu em Espanha no Hotel "El Convento" em San Pedro de Alcântara.
Era casado com Dª Maria Emília Gonçalves, falecida em 2017 com 89 anos, e pai de dois filhos, Isabel e António Manuel - a quem abraçamos com amizade neste dia triste.
Astuto, de uma seriedade acima de qualquer suspeita, afável e com uma visão demasiado avançada para a época, Manuel Gonçalves foi protagonista de inúmeros sucessos empresariais no campo da tauromaquia e marcou uma época. Nada mais voltou a ser igual depois da sua morte. Recordamo-lo e prestamos-lhe homenagem com a maior das saudades.
Fotos Emílio de Jesus, Marques Valentim e D.R.
Manuel Gonçalves com João Moura e Miguel Alvarenga |
Anos 80, no Campo Pequeno, com Miguel Alvarenga e Fernando Camacho |
Oito dias antes da sua morte, na entrega de prémios da Rádio Portalegre, vendo-se atrás Hugo Calado, Pedro Pinto (hoje líder parlamentar do Chega), Miguel Alvarenga e o cavaleiro Rui Salvador |