quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Ontem em Mourão: praça cheia e Diogo Peseiro em grande destaque no primeiro festejo da temporada nacional

A abertura da temporada ontem em Mourão constituiu uma significativa manifestação da força da tauromaquia e do grande entusiasmo que o povo português continua a manifestar por esta secular manifestação cultural, apesar das permanentes investidas dos contra. "Estamos vivos, temos futuro!" - assim titulou Miguel Ortega Cláudio a sua crónica no site "Tauronews".

O site espanhol "Mundotoro" refere que o futuro matador português Diogo Peseiro (fotos) realizou "o mais brilhante do festejo que abriu a temporada taurina em Portugal", frente a um belíssimo novilho de António Raul Brito Paes que valeu ao ganadeiro a honra de volta à arena com o valoroso toureiro (foto de cima). 

Ortega Cláudio, por seu turno, refere que Peseiro, depois de ter estado muito bem com o capote e as bandarilhas, realizou uma faena de "muito querer, empatia com o público e muita técnica". Mais um importante passo em frente de Diogo Peseiro... rumo à alternativa, que está prestes a ser anunciada.

O novilheiro espanhol Eric Olivera toureou com "sensibilidade, improviso e temple" e o jovem aspirante luso Gonçalo Alves evidenciou o seu "conceito clássico e puro do toureio", reafirmando ser uma destacada promessa do nosso toureio a pé - segundo, também, Miguel Ortega Cláudio.

Com a praça cheia e o entusiasmo em crescendo nas bancadas, actuaram também os cavaleiros praticantes Diogo Oliveira (toureiro com "elegância e personalidade", segundo o referido cronista) e Tristão Telles de Queiroz ("um dos principais nomes das fileiras de cavaleiros praticantes, a fazer furor entre os amantes da arte de Marialva") e o amador Francisco Maldonado Cortes, que demonstrou uma vez mais "ousadia, bom conceito de lide, cravou com decisão e expôs-se ao máximo".

Pegaram os Amadores de Monsaraz (que este fim-de-semana se estreiam no México) por intermédio de Miguel Valadas, à terceira, a dobrar César Ferreira; João Ramalho e João Canete, ambos à primeira.

Triunfo da ganadaria de António Raul Brito Paes, refere Miguel Ortega Cláudio, com destaque para o primeiro novilho, "nobre"; o segundo de "super classe"; o terceiro foi "mansote";  "a vir a mais o interessante quarto", superiormente toureado por Peseiro e que proporcionou ao ganadeiro honras de volta à arena; a "médias alturas" o quinto"; e o sexto "não rompeu".

O primeiro festejo da temporada nacional foi bem dirigido por Agostinho Borges, assessorado pelo médico veterinário Carlos Santana. Ao início prestou-se homenagem a Manuel Ralo, grande aficionado de Mourão.

Mais logo, não perca a grande reportagem fotográfica de José Canhoto aqui no "Farpas".

E no sábado há mais: segundo festival am Mourão com os cavaleiros Luis Rouxinol Jr. e o praticante António Telles (filho), os matadores Domingo López Chavez, Manuel Dias Gomes e Tomás Rufo (estreia da nova estrela em Portugal) e o novilheiro Manuel Caballero, forcados Amadores de Santarém e novilhos de Murteira Grave.

Fotos Maurice Berho e Touradas/Facebook

Diogo Peseiro foi "o mais brilhante", escreve o "Mundotoro"
"Estamos vivos, temos futuro!" - título da crónica de Miguel
Ortega Cláudio no "Tauronews". Praça cheia ontem em Mourão
no arranque oficial da temporada portuguesa