domingo, 12 de fevereiro de 2023

Primeiro matador de toiros português: Diamantino Vizeu morreu há 22 anos atropelado em Lisboa

O primeiro matador de toiros português morreu há 22 anos atropelado em Lisboa numa passadeira de peões não sinalizada muito próximo da praça do Campo Pequeno, onde vivera muitas das suas tardes e noites de glória e onde se despediu das arenas no ano de 1972.

Diamantino Vizeu foi vítima de atropelamento na Avenida de Berna, em Lisboa, na manhã de 12 de Fevereiro de 2021. Vinha de visitar seu irmão, que se encontrava internado no Hospital Curry Cabral.


Recebeu a alternativa no ano de 1947 em Barcelona, apadrinhado por Gitanillo de Triana, com o testemunho de "Parrita" e António Bienvenida, confirmando-a nessa mesma temporada em Madrid, tendo como padrinho Pepe Bienvenida. Ainda nesse ano fez a sua apresentação na Monumental do México.


Formou com Manuel dos Santos, que ontem teria feito 98 anos e morreu há 50 também vítima de um acidente na estrada (ambos na foto de baixo), a mais célebre parelha de matadores dos anos nos anos de ouro do nosso toureio a pé, foi protagonista do filme "Sangue Toureiro" com Amália Rodrigues (1958) e despediu-se das arenas em Agosto de 1972 na 10ª Corrida TV no Campo Pequeno.


Publicou o seu livro de memórias em 1993 e foi o criador do louvável Fundo de Assistência dos Toureiros.


Português e patriota dos quatro costados, recusou um dia uma condecoração do então presidente da República, Dr. Mário Soares, acusando-o de ter sido o responsável pela "exemplar descolonização".


Fotos D.R.


Com Manuel dos Santos formou a grande parelha dos anos de
ouro do nosso toureio a pé
20 de Junho de 1946, ainda novilheiro, aos ombros pelas
ruas de Sevilha depois de um grande êxito na Maestranza