Mestre António Cadório e a sua arte de ensinar o toureio aos jovens de Vila Franca de Xira é o tema de uma tertúlia que decorre amanhã, sábado, a partir das 17h30, no antigo Restaurante "Redondel" na praça de toiros "Palha Blanco", tendo como oradores o crítico taurino Maurício do Vale e o matador de toiros Maestro Vitor Mendes.
Natural de Salvaterra de Magos, sapateiro de profissão, António Cadório, também desde sempre um apaixonado pela columbofilia (pombos), que todos conheciam por "Mestiço", quis ser toureiro nos seus tempos de adolescente, estabelecendo-se em Vila Franca de Xira, onde o ambiente era mais propício à concretização do seu sonho.
A oportunidade de ser toureiro "foi passando", como recorda José Gameiro no blog "História de Salvaterra", e "então montou escola na praça de toiros de Vila Franca, não perdendo a oportunidade de dar a conhecer a arte que glorificou Manuel dos Santos e Diamantino Vizeu, ídolos da tauromaquia mundial no toureio a pé".
Do seu ensino sairam, entre outros, grandes figuras do toureio nacional como José Júlio ou o saudoso José Falcão, ao lado do qual António Cadório aparece na foto de cima, referente à estreia do grande matador, quando era ainda toureiro amador, na praça do Campo Pequeno, no festejo de Carnaval de 8 de Fevereiro do ano de 1959.
Na foto do cartaz que anuncia a tertúlia de amanhã em Vila Franca (em baixo), vemos Mestre António Cadório na praça "Palha Blanco", com o então promissor novilheiro Jacinto Fernandes, infelizmente já falecido também e que foi notável bandarilheiro.
António Cadório foi, como Mestre Patrício Cecílio na Golegã, um "fazedor de toureiros" em Vila Franca de Xira.
Morreu na sua Salvaterra natal em 20 de Outubro de 1979 e Maurício Vale - que amanhã o recordará juntamente com o Maestro Vitor Mendes - escreveu no jornal "Vida Ribatejana": "Morreu um Ribatejano! Morreu um coração aficionado! Morreu um simples-grande homem dos toiros! Um homem do Ribatejo!".
A tertúlia de amanhã no antigo Restaurante "Redondel" na praça "Palha Blanco" é uma louvável organização da Associação de Tertúlias Tauromáquicas do Concelho de Vila Franca de Xira e, em particular, das tertúlias "O Aficionado" e "O Chocalho".
É louvável e é importante que recordemos a memória daqueles que foram grandes neste mundo da tauromaquia.
Fotos D.R.