domingo, 8 de outubro de 2023

Joaquim Brito Paes e o toiro "Alferes" de Murteira Grave: triunfo grande ontem em Beja

Dia histórico para a ganadaria Murteira Grave ontem em Beja, praça a que os seus toiros regressaram ao fim de vinte anos (a última vez fora em 2003), tendo a tarde ficado marcada pelo grande triunfo do cavaleiro Joaquim Brito Paes com o toiro "Alferes" - "extraordinários hoje bem Beja", escreveu ontem o ganadeiro Joaquim Grave (na foto, dando a volta à arena com Brito Paes), que fez questão de dedicar este triunfo à memória do saudoso matador de toiros Chico Mendes (falecido em Janeiro).

"A cidade de Beja está definitivamente ligada a esta casa pelo simples facto de ser a terra natal de um homem absolutamente extraordinário que marcou toda a minha família; um toureiro de eleição provavelmente o mais artista de todos os toureiros portugueses. Um ser humano de rara sensibilidade e dimensão fora do comum. Francisco Mendes, Paco Mendes como se anunciava deixou-nos este ano em Janeiro e a sua recordação é muito forte em Galeana" - escreveu Joaquim Grave nas vésperas da corrida na rede social Facebook, acrescentando:

"Não posso esconder nalguma emoção quando desejo fechar com chave de oiro uma das épocas talvez mais marcantes e exitosas, que esta ganadaria teve durante a sua larga trajectória de quase oitenta anos".

E assim aconteceu. Esta foi a última corrida completa de Murteira Grave nesta temporada, estando ainda anunciados dois toiros da Galeana para a corrida do próximo sábado em Fregenal de la Sierra (Badajoz) para serem toureados por "Juanito".

Foto D.R./@Murteira Grave