domingo, 16 de junho de 2024

3ª feira: Rui Bento desvenda primeiros cartéis da temporada na Nazaré

Borja Jiménez é a estrela da Temporada na Nazaré

A empresa Doses de Bravura, de Rui Bento, faz na próxima terça-feira, já depois de amanhã, a apresentação dos cartéis da primeira parte da Temporada de Verão na carismática praça de toiros do Sítio da Nazaré. A cerimónia terá lugar a partir das 18h00 no emblemática Teatro Chaby Pinheiro, antecedida da entrega dos Prémios "Manuel Andrade" aos triunfadores de 2023 nesta mesma praça.

Recorde-se que Rui Bento anunciou há dias a contratação do matador espanhol Borja Jiménez, máximo triunfador da recente Feira de Santo Isidro em Madrid, que integrará o cartel da corrida mista na temporada da Nazaré, devendo ter por alternante a nova estrela do toureio a pé nacional, o novilheiro Tomás Bastos.

Os prémios aos triunfadores da última temporada na Nazaré constituem uma homenagem póstuma ao grande aficionado Manuel José da Piedade Andrade (na foto de baixo) e, sob o alto patrocínio de seu filho Paulo Andrade e da Família, passam a ser instituídos todos os anos.

Manuel José da Piedade Andrade nasceu em 1945 em Santarém e em 1971 mudou-se para o Sítio da Nazaré, onde residiu até falecer em 1995, com 49 anos, vítima de cancro. Foi director da Associação Recreativa Planalto da Nazaré (1976), organizador da corrida de toiros a favor do Lar da 3ª Idade do Sítio da Nazaré (1978), membro fundador (Direcção) do Grupo de Forcados Amadores da Nazaré (1983), redactor da revista "O Toiro" desde o nº 1 com a rubrica "Efemérides". Foi realizador e apresentador do programa radiofónico "Panorama Tauromáquico" nas rádios Costa Oeste da Nazaré (de 1985 a 1989) e Rádio Nazaré (1990 a 1995). Colaborou com várias empresas que geriram a praça de toiros nazarena, sobretudo no tempo de José Joaquim Pires à frente da mesma.

A empresa Doses de Bravura reuniu várias instituições nazarenas e também algumas figuras ligadas ao mundo taurino local, que constituíram o júri que votou nos triunfadores.

Votaram sete elementos distintos: a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré; a Comunicação Social, na pessoa do cronista e repórter fotográfico Fernando José, nosso companheiro de Redacção; e de Joaquim Cardeira (speaker da praça); as equipas dos curros e da arena; a empresa Doses de Bravura e a tertúlia tauromáquica local "Ai Tá o Bicho".

E os vencedores, que na próxima terça-feira receberão os seus prémios no Teatro Chaby Pinheiro na Nazaré, são:

- Melhor Cavaleiro: Luís Rouxinol Jr. (actuação no dia 9 de Setembro);

- Melhor Ganadaria: Manuel Veiga (corrida lidada no dia 5 de Agosto);

- Melhor Grupo de Forcados: Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra (actuação na corrida do dia 9 de Setembro);

- Prémio Distinção (Confraria de Nossa Senhora da Nazaré): João Salgueiro (actuação na Corrida dos Maestros no dia 19 de Agosto);

- Prémio Reconhecimento (Empresa Doses de Bravura): Ganadarias Dr. António Raúl Brito PaesManuel VeigaPassanha e Varela Crujo.


Fotos D.R.


Prémios aos triunfadores da Nazaré homenageiam
a memória do saudoso Manuel Andrade e serão entregues
na terça-feira no Teatro Chaby Pinheiro (foto de baixo)