quarta-feira, 19 de junho de 2024

Prémios da Nazaré honraram memória de Manuel Andrade

Miguel Alvarenga - Foram ontem entregues no lindíssimo Teatro Chaby Pinheiro, sala quase centenária do aprazível Sítio da Nazaré (que em 2026 cumpre 100 anos), os Prémios "Manuel Andrade" aos triunfadores da temporada passada na carismática praça de toiros na Nazaré, instituídos pela primeira vez e assim denominados para homenagear a memória de um grande aficionado que muitos recordam com saudade. 

Homem ligado à rádio, à imprensa escrita e à organização de eventos tauromáquicos e não só, o saudoso Manuel Andrade morreu muito cedo, com 49 anos, em Setembro de 1995, vítima de cancro. E deixou saudades. Muitas. E obra feita.

A Família de Manuel José da Piedade Andrade, em especial seus filhos Paulo, Pedro e João e seus netos Henrique, Guilherme, João Pedro e Rafael (na foto de cima, toda a Família Andrade com o empresário Rui Bento), decidiram incrementar anualmente a entrega destes prémios aos triunfadores da temporada, eleitos por um júri composto por diversas instituições e personalidades ligadas ao mundo tauromáquico.

Os primeiros vencedores, que ontem receberam os seus prémios no decorrer da cerimónia promovida pela empresa Doses de Bravura e pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré para apresentação dos primeiros cartéis da Temporada de Verão, foram o cavaleiro Luis Rouxinol Júnior, o Grupo de Forcados Amadores Académicos de Coimbra e a ganadaria de Manuel Veiga.

Foi ainda entregue o Prémio "Distinção" ao cavaleiro João Salgueiro, pela sua brilhante e triunfal actuação na Corrida dos Maestros em Setembro, troféu atribuído pela empresa Doses de Bravura; e os Prémios "Reconhecimento", também outorgados pela empresa de Rui Bento, às quatro ganadarias triunfadores que no ano passado lidaram os seus toiros na arena da Nazaré, as de Manuel Veiga (que esteve representado por seus filhos Carlos Veiga e Vasco Veiga); de Varela Crujo Herdeiros (representada pelo empresário José Luis Zambujeira); de Passanha (foi o seu proprietário, Diogo Passanha, que recebeu a distinção) e de António Raul Brito Paes (que esteve ontem representado por seu filho António Maria).

Um parêntesis para referir que os troféus entregues pela empresa Doses de Bravura às quatro ganadarias (última foto de baixo) foram quadros da autoria do famoso e saudoso pintor sevilhano António Martim Maqueda, que viveu grande parte da sua vida em Portugal e ilustrava com os seus valiosos apontamentos as crónicas de Saraiva Mendes e Nizza da Silva no jornal "Diário Popular". Estes quadros eram propriedade da colecção particular de António José Viçoso, recordado e saudoso aficionado, sogro de Rui Bento, e foram cedidos pela Família para valorizar e engrandecer ainda mais este reconhecimento da empresa aos ganadeiros. 

Como surpresa, a Família de Manuel Andrade fez ainda a entrega de duas Menções Honrosas, em reconhecimento pelo brilhante trabalho que têm feito em parceria na gestão desta importante e carismática praça de toiros de temporada, à Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, tendo a distinção sido recebida pelo presidente Nuno Batalha; e à empresa Doses de Bravura, cujo galardão foi recebido por Rui Pedro Cordeiro, filho de Rui Bento e seu empenhado e empreendedor braço-direito nesta importante e louvável empreitada tauromáquica à frente daquela que é hoje uma das primeiras e mais importantes praças de temporada do nosso país.

Os três troféus aos triunfadores foram entregues pelos três filhos do saudoso Manuel Andrade, Paulo, Pedro e João; e as Menções Honrosas à empresa Doses de Bravura e à Confraria da Nazaré, foram entregues pelos quatro netos, Henrique, Guilherme, João Pedro e Rafael. O Prémio "Distinção" outorgado a João Salgueiro foi-lhe entregue por Nuno Batalha, presidente da Confraria.

O público que enchia o Teatro Chaby Pinheiro tributou uma longa, emotiva e sentida ovação à memória de Manuel Andrade; e outra, quando Rouxinol Jr. recebeu o seu galardão, à memória do seu Avô Alfredo Vicente, figura querida e respeitada no meio taurino, falecido há poucos dias e a quem o jovem cavaleiro fez questão de dedicar esta distinção.

Mais logo, não percam: todas as fotos dos Famosos ontem na apresentação dos cartéis da Nazaré.

Fotos M. Alvarenga

Paulo Andrade entregou aos irmãos Carlos e Vasco Veiga o
galardão que premiou a melhor ganadaria (Manuel Veiga)
Gonçalo Amaral (em representação do cabo) recebeu das mãos
de Pedro Andrade o prémio para o GFA Académicos de Coimbra
Luis Rouxinol Jr., cavaleiro triunfador da Nazaré/2023. Entregou
o prémio João Andrade, também filho do saudoso Manuel Andrade

Prémio "Reconhecimento" outorgado pela empresa Doses de
Bravura às ganadarias Passanha, António Raul Brito Paes, 
Varela Crujo Herdeiros e Manuel Veiga
Nuno Batalha entregou Prémio "Distinção" a João Salgueiro
Rui Pedro Cordeiro (Doses de Bravura) e Nuno Batalha (Confraria)
receberam as Menções Honrosas entregues pelos quatro netos
do saudoso Manuel Andrade
Os prémios entregues aos ganadeiros foram valiosos quadros
do pintor sevilhano Martim Maqueda