sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

"A pega - medos e superstições" - colóquio abre nova edição do Fórum da Tauromaquia em Azambuja

O medo existe. É natural, é humano. Mas será que define um forcado? Ou será que é o desafio de o superar que realmente os move?

Se há quem conheça de perto o perigo, são eles. Entram na arena de peito aberto, apenas com a coragem e a união do grupo. Mas antes do confronto, o que sentem? Rezam? Têm rituais? Usam amuletos? Evitam certas palavras?


Dizem que há superstições que passam de geração em geração. Um lenço no bolso, um aperto de mão antes de entrar, um olhar fixo no céu, um pensamento que nunca se revela. E há o silêncio… o momento em que cada um encara a sua própria força interior.


Venha ouvir quem viveu tudo isto na pele! 


Já no próximo dia 22 de Fevereiro no primeiro evento do Fórum da Tauromaquia em Azambuja (promoção conjunta da Tertúlia "Festa Brava" e da Federação ProToiro), a partir das 10h30 no Atrium Cinema, Bernardo Mendia, secretário-geral da ProToiro, entrevista os forcados António Grave de Jesus (GFA de Santarém), Francisco Maria Borges (GFA de Montemor), Pedro Maria Gomes (cabo do GFA de Lisboa) e Carlos Teles “Caló” (GFA de Vila Franca de Xira).


O acto conta com a presença do Presidente da Câmara de Azambuja, Silvino Lúcio e conta ainda com a exibição do documentário “A Pega”, de José Cáceres.


Pelas 13h00 haverá um almoço na sede da Tertúlia “Festa Brava” - podendo os aficionados inscrever-se até à próxima terça-feira, dia 18, pelo telefone 963 349 990.


Foto M. Alvarenga/efeito Photomania