Ricardo Levesinho (foto de cima) ainda mexe, para mal dos pecados de muitos que o julgavam adormecido. Saíu "amuado" da sua "Palha Blanco", mas continua em força na Moita - e já tem várias cartas na mesa para a temporada. Contamos as primeiras novidades.
A primeira corrida na praça "Daniel do Nascimento" é, como já foi anunciado, a tradicional da Feira de Maio, este ano ao sábado, 24, e não ao domingo, por se realizar nesse dia a Final da Taça de Portugal, ainda para mais com fortíssimas probabilidades de ser disputada pelo Benfica e pelo Sporting.
Rui Fernandes, Francisco Palha e Tristão Telles Queiroz são os cavaleiros em praça nessa tarde em que o Grupo de Forcados do Aposento da Moita muda de cabo, pegando em solitário os seis toiros. Despede-se o cabo Leonardo Mathias, que passa o testemunho a Luis Canto Moniz.
Lidam-se seis toiros de distintas ganadarias em concurso: Veiga Teixeira, Conde de la Corte, Murteira Grave, Conde de Murça, Varela Crujo Herds. e Mata-o-Demo. A corrida é de gala à antiga portuguesa, antecedida pelas ruas da Moita do cortejo evocativo das Touradas Reais.
Em Julho - ainda não está definido se será na sexta 18, se no domingo 20 - terá lugar a corrida comemorativa dos 75 anos de inauguração da praça "Daniel do Nascimento" - com uma grande novidade, a presença do emblemático matador Pedrito de Portugal, na primeira foto em cima, que no ano passado comemorou (sem o comemorar no seu país) o 25º aniversário da sua alternativa.
O "Farpas" sabe, de fonte segura, que já houve contactos com o apoderado do matador peruano Roca Rey (o seu irmão), mas que este terá declinado o convite, alegando que já existe um outro contacto (ainda não confirmado) para que actue este ano numa corrida em Portugal - e duas vindas seria demais.
O cartel incluirá ainda um ou dois cavaleiros e, muito provavelmente, os Forcados Amadores da Moita.
Para a Feira de Setembro, o empresário Ricardo Levesinho tem em projecto uma primeira corrida na noite de terça-feira 16, que será a tradicional Corrida do Município, repetindo o mano-a-mano que tanto sucesso teve em Outubro do ano passado em Vila Franca: Marco Pérez (que já será matador de toiros) e Tomás Bastos (ainda novilheiro), formando ambos cartel com um único cavaleiro, Duarte Fernandes. Ou com dois, no caso de este ainda não ter tomado a alternativa.
A habitual corrida de cavaleiros de quinta-feira será de três - e a Feira terá mais uma corrida à portuguesa com seis cavaleiros, na sexta-feira ou no sábado. Pode ainda haver outra grande surpresa.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e M. Alvarenga
Marco Pérez e Tomás Bastos em ombros em Vila Franca em Outubro do ano passado |