domingo, 16 de novembro de 2025

México: Javier Funtanet aplaudido em Tlaxcala

Mariana Fraga Louceiro - O rejoneador Javier Funtanet foi aplaudido em Tlaxcala, onde actuou na praça de toiros Jorge "El Ranchero" Aguilar.

No primeiro toiro da tarde, de nome “Triquiñuelas”, de Hernández Cosío, com 468 quilos, Funtanet recebeu com “Aztlán”, rodando-se com total segurança. “Sueño”, o primeiro em bandarilhas, mostrou classe e temple desde o primeiro ferro, quando o toiro investia com franqueza. “Gitano” ofereceu um acompanhamento poderoso, impecável e absoluto, quebrando onde as hastes roçavam e executando piruetas a escassos centímetros, em momentos que conquistaram o público tlaxcalteca. O fecho da exibição de Funtanet chegou com as rosas, num carrossel executado com perfeição e a compasso, graças à dupla criada com “Detalle”. Um bom rojão de morte, efectivo, e o cavaleiro saudou com força nos tércios após petição de orelha não concedida.


No seu segundo, recebeu ao terço com “Saladino” o oponente 460 quilos, um toiro escasso de entrega, mas ao qual Javier Funtanet soube descobrir matizes graças ao ofício e à calma. Perante um astado agarrado ao piso, a faena transformou-se num exercício de leitura e constância. Generoso e muito seguro de saída, colocou dois rojões com grande classe, afinando cada reunião com "Sabina" e "Néctar". Com "Detalle" rubricou um carrossel de curtas com duas em sorte de violino que elevaram a intensidade do momento. O rojão de morte ficou bem colocado, mas o toiro não caiu e Funtanet teve de apear-se para descabellar uma vez. O cavaleiro mostrou que, mesmo com um toiro limitado, a clareza e o critério podem construir uma obra sólida. Foi aplaudido.


Repartiu cartel com os matadores Pablo Sánchez (orelha e palmas) e Alejandro Lima "El Mojito" (três avisos no seu primeiro toiro e ovação no segundo), que lidarem toiros de Magdalena González.


Fotos Manolo Briones