Acaba de nascer em Évora a UniToiro – Associação de Jovens Aficionados, que anuncia o seu primeiro evento oficial, o I Colóquio “Toiro, o Rei da Festa”, que terá lugar no próximo dia 9 de Dezembro, às 21h30, no histórico Círculo Eborense, na Cidade-Museu.
No comunicado hoje enviado às Redacção, a UniToiro apresenta-se: "nasce da paixão de um grupo de jovens pela Festa Brava, com às o objectivo de aproximar as novas gerações da Tauromaquia, promover o diálogo, criar projectos formativos e dinamizar iniciativas culturais que reforcem o futuro desta tradição profundamente enraizada na identidade portuguesa".
O colóquio (na próxima terça-feira 9 de Dezembro) contará com a presença de três figuras de destaque no panorama das ganadarias em Portugal: Eng. João Núncio – (ganadaria Branco Núncio); Dr. Joaquim Grave (ganadaria Murteira Grave); e Dr. Manuel Calejo Pires (ganadaria Calejo Pires). A moderação estará a cargo de Miguel Ortega Cláudio.
A sessão será dividida em dois momentos: às 21h30, apresentação oficial da UniToiro; às 22h00, início do colóquio “Toiro, o Rei da Festa”.
Com este primeiro evento, a UniToiro afirma a sua vontade de "fortalecer a ligação entre aficionados, estudantes, ganadarias, toureiros, forcados e instituições, promovendo espaços de debate e partilha que valorizem o papel central do toiro bravo na tauromaquia".
No seu comunicado de apresentação pública, a UniToiro convida a comunicação social, os agentes taurinos e o público em geral a participar nesta iniciativa que marca o início de um novo projeto de dinamização da Tauromaquia em Portugal.

