sábado, 22 de outubro de 2011

Manuel Dias Gomes triunfador do "Festival da Liberdade" na Ota


O novilheiro Manuel Dias Gomes realizou hoje uma variada e artística faena a um novilho-toiro de Parladé (Juan Pedro Domecq), cabendo-lhe os melhores e mais aplaudidos momentos do "Festival da Liberdade" que se realizou na Ota (Alenquer) - o grande triunfo do jovem toureiro, oito dias depois de ter cortado três orelhas e saído em ombros em Espartinas (Sevilha), foi confirmado ao "Farpas" pelo matador José Luis Gonçalves, que assistiu ao festejo e nos declarou que "o Manuel esteve mesmo muito bem, realizou uma faena enorme, fechando com chave de ouro esta que foi uma importante temporada, com a apresentação muito digna em Madrid e êxitos em várias praças por onde passou".
Gonçalo Montoya rubricou também bons momentos frente a um novilho pouco fácil de Albarrán.
Na parte equestre, os melhores momentos da tarde foram da autoria de Duarte Pinto, a confirmar os muitos triunfos que obteve em 2011.
João Salgueiro andou menos regular frente a um novilho em que podia ter triunfador forte; Brito Paes teve uma lide certinha, sem grande brilho; Tomás Pinto teve o pior novilho e não pôde brilhar; e o praticante João Salgueiro da Costa exibiu-se em bom plano, reafirmando as qualidades que todos lhe reconhecemos... pena que toureie tão pouco.
Cinco pegas sem problemas de maior pelos cinco grupos participantes: Azambuja, Moura, Aposento da Moita, Alenquer e Arruda dos Vinhos.
Apesar de integrado na Feira "Ota Rociera", que tem registado desde quinta-feira um enorme ambiente, a praça portátil onde se efectuou o festival não registou grande afluência de público: perto de meia casa fraca.

Foto D.R./Arquivo