António Chenel "Antoñete" morreu hoje aos 79 anos no Hospital Puerta de Hierro, em Madrid, onde estava internado há alguns dias, vítima de uma broncopneumonia. O corpo do famoso toureiro estará em câmara ardente na próxima segunda-feira na Sala Alcalá da Monumental de las Ventas, na capital espanhola, seguindo-se o enterro às quatro da tarde para o cemitério de Almudena.
António Chenel Albadalejo "Antoñete", conhecido como o toureiro da madeixa branca, nasceu em Madrid a 24 de Junho de 1932. Vestiu-se pela primeira vez de toureiro em Las Ventas em 1949 e debutou com picadores em Barcelona em 1951, apresentando-se no ano seguinte na Monumental de Madrid. Recebeu a alternativa em 8 de Março de 1953 em Castellón, apadrinhado por Júlio Aparício, com o testemunho de Pedro Martínez "Pedrés". A sua trajectória prolongou-se por mais de quarenta anos. Para a história ficou a sus célebre faena em Madrid ao toiro branco de Osborne de nome "Atrevido" (fotos de cima).
Retirou-se e regressou às arenas variadas vezes. Toureou pela última vez em Burgos na tarde de 1 de Junho de 2001, dia em que sofreu na arena uma crise cardio-respiratória, decidindo então afastar-se de vez das arenas, mas permanecendo ligado ao mundo dos toiros como comentador do Canal Plus juntamente com Manuel Molés e o também antigo matador Emílio Muñoz.
Paz à sua alma.
Fotos D.R.