segunda-feira, 17 de junho de 2013

David Oliveira esta 5ª feira no C. Pequeno: "É o acontecimento mais importante da minha curta carreira!"


David Oliveira na novilhada do ano passado em Lisboa, dando a volta à arena
com o ganadeiro, o Maestro Paulo Caetano (foto de cima) e recebendo o troféu
como cavaleiro triunfador das mãos do Dr. José Núncio Fragoso



David Oliveira fez no ano passado a prova de praticante e apresentou-se no Campo Pequeno arrecadando logo o prémio como cavaleiro triunfador da novilhada de 2012. Na próxima quinta-feira, 20 de Junho, regressa à primeira praça do país depois de esta temporada ter toureado apenas em dois festivais, no Redondo e em Bencatel. É um dia especial, pois sua Mãe, falecida há dois anos, cumpria na quinta-feira o seu aniversário natalício. Além disso, diz, "tourear no Campo Pequeno é o sonho de qualquer toureiro e fazê-lo pela segunda vez na minha ainda curta carreira e ainda por cima com o maior curro de toiros desta temporada, torna esta corrida o acontecimento mais importante da minha vida!". Recém-chegado ao mundo dos toiros, tem atrás um inigualável palmarés na Equitação de Trabalho, onde acumulou os títulos de Campeão Nacional, Campeão Europeu e Campeão Mundial. Vamos ouvi-lo.

Entrevista de Miguel Alvarenga

- Preparado, David, para quinta-feira no Campo Pequeno?
- Toureei este ano apenas dois festivais, no Redondo e em Bencatel. Houve possibilidades de actuar em outras corridas, mas por estratégia do meu apoderado Carlos Calado optámos por não tourear antes de Lisboa e sobretudo por não o fazer em praças próximas de Lisboa. Além disso, o momento é complicado, muitas empresas não estão a pagar ou pagam mal e, para tourear "de borla", prefiro ficar em casa a tourear vacas... Mas, respondendo à sua pergunta, sinto-me preparado para o grande desafio que é regressar ao Campo Pequeno, depois de ali me ter apresentado e ter triunfado na novilhada do ano passado. Ir a Lisboa é o sonho de qualquer toureiro e fazê-lo pela segunda vez na minha ainda curta carreira é uma oportunidade que terei que agarrar com todas as forças e não deixar passar em branco. Tenho trabalhado por isso todos os dias e sinto-me preparado.
- Integrar este cartel de quinta-feira é um prémio pelo triunfo do ano passado...
- Claro que é e tenho que agradecê-lo a Rui Bento e à empresa do Campo Pequeno. As pessoas não me conheciam, o triunfo do ano passado "disparou" e este regresso a Lisboa é um prémio enorme. Vou dar tudo de mim para triunfar. O cartel é atractivo, composto pela consagrada Sónia Matias e por novos valores do toureio equestre, os toiros de António Silva são toiros de respeito e a competição entre os dois principais grupos de forcados nacionais, Santarém e Montemor, são atractivos que penso vão atrair muito público ao Campo Pequeno.
- Sei também que é um dia especial para si...
- Muito especial. É o dia em que a minha Mãe fazia anos, como deve calcular isso "mexe" muito comigo e por isso nem encontro palavras para explicar o que sinto com este regresso ao Campo Pequeno na próxima quinta-feira. Podem-me falar de Madrid, de Sevilha, do México, mas para mim o Campo Pequeno é o topo, é a principal praça de toiros do mundo para o toureio a cavalo. Desde pequeno que assistia ali a corridas e quem sente, como eu sinto, aquela praça, só pode estar orgulhoso de ali voltar a actuar. Quer como aficionado, quer como toureiro, estar no Campo Pequeno é uma sensação muito especial e única. Por tudo isso, considero que este é o acontecimento mais importante da minha carreira, até ao momento.
- A ganadaria tem-lhe tirado o sono?...
- Não propriamente, mas tenho a consciência de que se trata do maior curro da temporada, com mais trapio e talvez o mais perigoso. Não são "cadeirinhas", são toiros-toiros muito imprevisíveis e dos quais tudo se pode esperar, tanto podem investir de longe como ficar em curto, são toiros que impõem respeito e seriedade. Mas estou preparado! E moralizado!
- E a quadra, David, em ordem?
- Tenho cavalos novos, alguns ainda pouco firmados, mas todos eles versáteis, como eu, tanto podem tourear de saída como de curtos, posso tourear um toiro inteiro com um só cavalo, logo se verá, mas temos trabalhado todos os dias para chegar ao Campo Pequeno e não defraudar todos aqueles que acreditaram em mim.
- Para quando a alternativa, David?
- Não tenho pressa, mas também não me posso atrasar muito. Terá que ser no momento-chave, quando a quadra estiver preparada e eu também, quando o público o exigir e todos sentirmos que é o momento. Penso que será na próxima temporada.

Fotos Emílio de Jesus e Fernando Clemente