sábado, 29 de junho de 2013

Prémio discutido ontem no Montijo: Penedo em guerra com Abel



Francisco Penedo (foto da esquerda), apoderado do cavaleiro Luis Rouxinol, em guerra com Abel Correia (foto da direita), apoderado do jovem cavaleiro praticante Miguel Moura e promotor da corrida de ontem à noite na Monumental do Montijo, em parceria com João Pedro Bolota ("Aplaudir").
Motivo: Miguel Moura, como anteriormente noticiámos, conquistou ontem no Montijo o troféu que estava em disputa para a "melhor lide" pela sua actuação no último toiro da noite.
O público dividiu-se e muitos dos aficionados presentes consideraram que o troféu cabia por inteiro a Rouxinol pela sua inesquecível actuação no primeiro toiro da corrida.
Francisco Penedo tem também, obviamente, essa opinião. E, em declarações exclusivas ao "Farpas", acusa Abel de ter sido "o mentor" dessa injustiça.
"Não posso ficar calado, estas coisas são vergonhosas e em nada dignificam ou prestigiam a Festa de Toiros", afirma Francisco Penedo, acrescentando:
"Não tenho absolutamente nada contra a Família Moura, antes pelo contrário, tenho a maior admiração pelo Maestro João Moura e por seus filhos, que nada tiveram ontem a ver com isto. O verdadeiro culpado foi Abel Correia. Perguntei-lhe várias vezes quem compunha o júri que decidia os troféus e nunca foi capaz de mo dizer. Por muito boa que tenha sido a lide de Miguel Moura, e foi, reconheço, esteve longe de se igualar à actuação do Luis Rouxinol no primeiro toiro. A decisão do vencedor do prémio estava premeditada. Estas coisas não podem ficar assim, porque deste modo estamos a enterrar cada vez mais a credibilidade e a seriedade da Festa. Lamento profundamente, mas calado não fico!".
O baile está armado e pode ainda correr alguma tinta sobre a polémica da atribuição do prémio ontem no Montijo...

Fotos Emílio de Jesus e Hugo Teixeira