quarta-feira, 26 de junho de 2013

José Maria Cortes: doente entrou em estado de coma



Embora não sejam alarmantes, não são propriamente as melhores e muito menos as que todos desejávamos, as últimas notícias sobre o estado de saúde do cabo dos Forcados Amadores de Montemor, José Maria Cortes (29 anos), vítima de facada no coração numa rixa verificada na madrugada de domingo em Alcácer do Sal.
O doente estava desde que foi operado ao coração, domingo de manhã, no Hospital de Santiago do Cacém, em estado de coma induzido, isto é, provocado por sedativos, com o objectivo de o manter tranquilo e em recuperação.
Ontem, já no Hospital de Santa Maria, em Lisboa (foto de cima), para onde foi transferido durante a tarde de segunda-feira, os médicos tentaram retirar os sedativos com o objectivo de fazer uma avaliação do seu estado.
José Maria Cortes entrou em crise convulsiva e posteriormente em estado de coma - como o próprio Grupo de Forcados de Montemor confirmou hoje em comunicado.
Na avalizada opinião de um médico neurologista esta tarde contactado pelo "Farpas", esta situação "não é de todo irreversível" tendo em conta "a idade, a boa compleição física e a saúde do doente em causa, um jovem saudável". 
"Contudo, há visivelmente um estado de agravamento do seu quadro clínico, pelo que se deverá aguardar pelas próximas horas e não fazer desde já diagnósticos antecipados. Pode dizer-se que neste momento o estado é crítico, mas não propriamente desesperante. Um doente em estado de coma pode recuperar e dele sair a qualquer momento, sem futuras lesões cerebrais, porque o próprio cérebro se encarrega de encontrar recaminhos como forma de compensação das células mortas", acrescenta a mesma fonte.
Neste momento e tal como escrevemos no início, embora a situação de José Maria Cortes não tenha evoluído positivamente como todos desejaríamos, há que ter esperança e confiar que o próprio doente é um lutador - como sempre o foi na sua vida de forcado.
Continuemos, pois, movidos pela Fé e pela Esperança, a rezar por José Maria Cortes!

Fotos D.R.