quarta-feira, 26 de junho de 2013

José M. Cortes na passada 5ª feira: "Esta é a minha última volta à arena do C. Pequeno!"


José Maria Cortes (à direita, na foto), cabo dos Forcados Amadores de Montemor, vítima de facada no coração durante uma rixa em Alcácer do Sal na madrugada de domingo e ainda internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse quinta-feira passada no Campo Pequeno, quando dava a volta à arena com o cavaleiro praticante David Oliveira e a jovem ganadeira Sofia Silva, que aquela "era a sua última volta ao ruedo" na primeira praça do país. Acabara de executar uma rija pega ao último toiro da noite, da ganadaria de Herdeiros do Dr. António Silva.
José Maria Cortes não previa, obviamente, o trágico incidente em que se viria a envolver dois dias depois, mas sabia que provavelmente jamais voltaria a escutar no Campo Pequeno os aplausos do público, uma vez que esta será a sua última temporada como forcado e como cabo dos Amadores de Montemor, o oitavo desde a sua fundação.
O valoroso forcado tem agendada a despedida das arenas para o próximo dia 1 de Setembro na tradicional corrida da Feira de Montemor-o-Novo, onde vai passar o testemunho, como cabo do grupo, a António Vacas de Carvalho, filho do também antigo cabo Paulo Vacas de Carvalho.
Como esta tarde informou o Grupo de Montemor em comunicado (que aqui está publicado), José Maria Cortes tem registado uma "evolução positiva", mas o prognóstico continua "reservado". O forcado foi operado ao coração na madrugada de domingo no Hospital de Santiago do Cacém e anteontem foi transferido para Lisboa, para o Hospital de Santa Maria, onde continua em estado de coma.

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com