quinta-feira, 30 de agosto de 2018

As 60 aventuras de Miguel Alvarenga - crónica de uma festa (não) anunciada

A minha entrada no restaurante...
Estavam todos à minha espera! Mais de 60... e eu não sabia de nada!
Com a minha prima Cachana Mendes Godinho Alvarenga
A Maria Ana e o Bruno, o Gui e a Bárbara, eu e a Fatucha, o João Duarte e a
Fátima, a minha irmã Mafalda e o meu cunhado Diogo Mateus
José Miguel Moore, Ana Moore, Rui Bento, Andrade Guerra, Francisco Cabral,
Cláudio Miguel, Pedro Gonçalves, Nuno Gonçalves, Margarida Vale
A mesa dos amigos de infância: a Rita e o Tomás (a representar, sempre, na minha
vida, o meu querido e saudoso Rui "Saraiva"), Ana e Luis Pestana, Nuno Mira e
sua namorada
Dr. Lima de Carvalho, Francisco Costa Montezo, Rogério Jóia, Fernanda Silva
(à esquerda); Fábio Machado, Eduardo Oliveira com seu filho e Fabiola Saez e
José Luis Gomes (à direita)
Na mesa dos Alvarengas! Com os primos João Paulo e Joana, a minha cunhada
Ana, o meu irmão Nuno, os meus sobrinhos Nuno e João e a minha Mãe
Paula Vaz Serra (o Eduardo, à direira, em primeiro plano), Jorge Serra Reis, Luísa
Botelho Moniz Burnay, Rita Almeida Amaral Goulão e a minha ex-Mulher Ana
Botelho Moniz
Com Luis Miguel Goulão, Pedro Botelho de Sousa, Alexandra Botelho Moniz,
Micá Mira e Eduardo Vaz Serra
Estrelas da minha vida: Emílio, Fatucha e os meus filhos Maria Ana e Gui
Tantos anos de história nesta foto: com os meus grandes amigos Rogério Jóia
e Emílio de Jesus, mais a sua Fernanda
Dois amigos de sempre: José Luis Gomes e Eduardo Oliveira com seu filho
Com o meu querido Nuno da Câmara Pereira: tantos anos de amizade, tanta
história, tanto fado!
Sentados: o meu irmão Nuno, os meus sobrinhos Nuno e João e a minha Mãe,
Maria Manuela. Em pé, as primas Joana e Ocas, a minha cunhada Ana e o meu
primo João Pedro
O Xico Costa recordando connosco aqueles célebres almoços de outras eras
Com Fábio Machado e Nuno da Câmara Pereira
Francisco Costa Montezo com Rui Bento e Manuel Andrade Guerra
As prendas da minha filha/enteada Alexandra Botelho Moniz e da minha comadre
Rita Almeida Amaral Goulão (madrinha do Gui)
Lendo as lindíssimas palavras que me escreveu o Guilherme
A Fatucha com os meus amigos dos primeiros anos, Luis Pestana e Nuno Mira
O matador de toiros Eduardo Oliveira, meu amigo de há tantos anos, com sua
noiva, Fabiola Urien Saez
Ana Moore com sua filha Bárbara e o Gui, seu namorado
Cláudio Miguel, Pedro Gonçalves e Nuno Gonçalves
Rui Bento, Manuel Andrade Guerra e Francisco Godinho Cabral
Os Nunos (meu irmão e meu afilhado) com o Xico Costa
Guilherme e su novia, a Bárbara
O meu compadre João Duarte (padrinho da Maria Ana), sua Mulher, Fátima e o
meu cunhado Diogo Mateus, ilustre presidente da Câmara de Pombal
Associação Naval de Lisboa - aqui entrei nos 60 anos!
Os primos João Paulo e Joana, a minha cunhada Ana, o meu irmão Nuno
José Miguel Moore, a minha nora Bárbara e a minha ex-mulher Ana
Rui Bento, Manuel Andrade Guerra, Francisco Godinho Cabral, Cláudio Miguel,
Pedro Gonçalves e Nuno Gonçalves
A minha filha/enteada Alexandra, a Micá Mira e o Eduardo Vaz Serra
O Emílio com a Micá Mira e o o seu marido, Jorge Manuel Serra Reis
E até tive direito a saída aos ombros!
O bolo foi idealizado pela Maria Ana e tinha tudo o que eu sou: o Tintin vestido
de Peter Pan!
Apagando as velas
Momentos do meu discurso. Muito breve e tão sentido
O beijo da minha princesa Maria Ana
O Gui a cortar o bolo
Os meus queridos amigos Xico Costa e Jorge Reis
O Bruno e a Maria Ana, que muito em breve me vão dar a melhor prenda do
mundo: o meu primeiro neto Santiago! Venha ele!
O meu genro Bruno, a minha enteada/filha Alexandre, a minha princesa Maria Ana
e a minha sobrinha Luísa. Em baixo, outra vez a Luísa com a Maria Ana, mão
posta no meu neto Santiago, quase a chegar


Miguel Alvarenga - Desconfiar, eu desconfiava... mas nunca imaginei, juro, que fosse verdade. Tinha combinado, na terça-feira (dia 28), comemorar a minha entrada no Clube dos 60 anos com um jantar simples em família. Os meus filhos Maria Ana e Guilherme (que são os melhores filhos do mundo!) tinham ficado encarregues de marcar o restaurante onde nos iríamos juntar: eu, eles (e o Bruno e a Bárbara), a Fatucha, a minha Mãe, o meu irmão Nuno, a minha cunhada Ana e os meus sobrinhos Nuno e João.
60 anos são 60 anos. Passei a ser sexygenário, mas mantive a eterna mentalidade de 13, talvez 14, agora. O bolo de anos foi a Maria Ana que o idealizou. Dizia: "Miguel - as 60 aventuras" e tinha as imagens do Peter Pan e do Tintin, que têm tudo a ver comigo. E ela sabe.
A Maria Ana e o Bruno (que me vão dar a melhor prenda do mundo muito em breve, o meu primeiro neto Santiago), foram-nos buscar a casa. O destino, disseram, era um restaurante em Belém. O restaurante da Associação Naval de Lisboa.
Ali chegados, subi ao primeiro andar, entrei na sala e tinha uma multidão a berrar "Viva o Miguel!" e a cantar-me os Parabéns. Na minha frente, os maiores amigos da minha vida, os meus primos, a minha gente - enfim, a minha história. Fiquei sem palavras, acho que fiquei com cara de parvo, depois apeteceu-me gritar, chorar, sei lá. Fui abraçar e beijar um a um.
Durante as últimas três semanas, soube depois, a Maria Ana e o Guilherme desdobraram-se em telefonemas e contactos. Conhecem a minha vida toda, os meus amigos. E chamaram-nos para estarem ali. Adorei. Amei.
Não vou falar de todos - porque não é preciso. Todos os que ali estavam, mais de 60, eram, foram, importantes na minha vida. Marcaram-me e eu sei que os marquei. 60 anos depois, estávamos todos ali de novo. Faltou o meu querido Rui, faltou a minha querida prima Teresa. Senti tanto a falta deles.
Faltaram um ou outro. Mas estiveram tantos.
As fotos do meu querido Emílio dizem tudo - e eu não preciso, nem consigo, dizer mais nada.
Obrigado, Maria Ana e Gui! Obrigado, Fatucha! Obrigado a todos os que comigo festejaram a minha entrada na casa dos 60! E até daqui a 60 anos!

Fotos Emílio de Jesus