quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Levesinho dá exemplo em Vila Franca: respeito por quem triunfa e a verdade do toiro

Empresários Levesinho dão louvável exemplo em Vila Franca: repetem quem
triunfou em cartéis marcados pela verdade do toiro
9 de Outubro, na célebre terça-feira nocturna de Exaltação ao Forcado, o
heróico Grupo de Vila Franca muda de cabo. Despede-se Ricardo Castelo
e sucede-lhe Vasco Pereira
Mano-a-mano de António Telles e Diego Ventura na noite
de 9 de Outubro - o prato forte que promete esgotar a
"Palha Blanco" na próxima Feira de Outubro
João Moura Jr. e João Ribeiro Telles, dois dos mais destacados triunfadores
da temporada na corrida de comemoração do 117º aniversário da praça
"Palha Blanco" - 30 de Setembro
Triunfo de António João Ferreira no Campo Pequeno e de Nuno Casquinha no
Colete Encarnado deu-lhe, muito merecidamente, entrada no grande cartel de
comemoração dos 117 anos da "Palha Blanco", a 30 de Setembro
Triunfo memorável no Colete Encarnado levoi Levesinho a repetir o imparável
Francisco Palha em Vila Franca a 7 de Outubro. Justo e merecido!



O respeito pelos triunfos e a verdade do toiro - é este o lema do empresário Ricardo Levesinho que, à moda antiga, anunciou esta semana os magníficos cartéis de encerramento de uma temporada de luxo na centenária praça de Vila Franca, a carismática "Palha Blanco"

Miguel Alvarenga - Os cartéis - de alto nível - foram anteontem divulgados e já aqui deles fizemos eco. Mas há meia dúzia de factores que não podemos deixar passar em branco - e que se impõe enaltecer.
Primeiro: na corrida comemorativa dos 117 anos da inauguração da "Palha Blanco" estavam desde o início do ano anunciados os cavaleiros João Moura Júnior e João Ribeiro Telles (que ao longo da época se foram revelando como grandes triunfadores e são dois dos mais destacados cavaleiros da temporada) e "um matador internacional".
O empresário Ricardo Levesinho chegou a estabelecer contactos com o apoderado do francês Sebastián Castela, um toureiro que nos seus princípios viveu em Vila Franca e que ali goza de enorme popularidade.
Mas o triunfo do português Nuno Casquinha na corrida do Colete Encarnado falou bem mais alto e o empresário anunciou logo uma semana depois que seria ele, e não um estrangeiro, a integrar o cartel dessa corrida.
Entretanto, teve lugar no Campo Pequeno uma corrida mista em que Casquinha e, sobretudo António João Ferreira, triunfaram, destacando-se este último pelo facto de ter sido aquele a sua primeira corrida da temporada (e única, até agora). Na altura, escrevemos que Ferreira merecia também integrar este elenco da corrida comemorativa do aniversário da "Palha Blanco". Era merecido e era justo. Ricardo Levesinho terá certamente dado importância ao nosso apelo - e cumpriu-o. Como ele próprio anuncia, os cartéis da "Palha Blanco" foram elaborados com respeito pelos que triunfaram. E com justiça.
O empresário deu um exemplo louvável e traz a Vila Franca aqueles que mais se têm destacado nesta temporada. António João Ferreira integra, com Nuno Casquinha, muito merecidamente, o cartel desta importante corrida mista.
No que a cavaleiros diz respeito, com o prato forte do mano-a-mano António Telles/Ventura a 9 de Outubro, na noite de mudança de cabo nos Forcados Amadores de Vila Franca, faltava apenas rematar a Corrida Concurso de Ganadarias de dia 7. Com toiros de ganadarias duras. Muito bem, também, Levesinho compôs um elenco de grande competição entre três dos mais destacados cavaleiros da nova vaga, também eles grandes triunfadores desta temporada: o clássico Manuel Telles Bastos, o enorme e imparável Francisco Palha (que é muito justamente repetido depois da sua tarde apoteótica no Colete Encarnado) e Luis Rouxinol Júnior, outro jovem que vem dando que falar. Nas pegas, três valorosos grupos, os do Ribatejo e os do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, mais os valentes forcados açoreanos do Ramo Grande.
Uma falta só: a ausência de Duarte Pinto, na temporada em que deu finalmente o grande passo em frente que há muito prometia. E, ainda por cima, sendo ele um cavaleiro com triunfos marcantes já alcançados na "Palha Blanco". O diferendo que separa Levesinho do apoderado de Duarte Pinto, Luis Miguel Pombeiro, não deveria ter justificado esta ausência. E Levesinho teria tido a oportunidade de dar outro grande exemplo... que assim ficou adiado.
Por fim, o destaque também para a novilhada de 5 de Outubro (feriado nacional), onde o empresário incluiu dois dos mais promissores cavaleiros praticantes - Mara Pimenta e Ricardo Cravidão - e o novilheiro vilafranquense João D'Alva, que em arenas de Espanha tem feito história, além de três espanhóis dos primeiros do escalafón.
Em suma, grandes cartéis, todos eles imperdíveis, as maiores figuras e, obviamente, o respeito por quem triunfou e a verdade do toiro-toiro.

Fotos Emílio de Jesus, Maria Mil-Homens, Frederico Henriques e González Arjona/@Diego Ventura oficial