quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Pegou 106 toiros em 22 anos de forcado: Nuno Leão diz amanhã adeus às arenas em Estremoz

Nuno Leão estreou-se em 1996 nos Forcados Lusitanos, passando depois para
o Grupo de S. Manços, cuja jaqueta defendeu durante mais de duas décadas.
Amanhã à noite diz adeus às arenas em Estremoz, a praça da sua terra natal


Nuno Leão, forcado natural de Estremoz e que integra o Grupo de São Manços, despede-se amanhã das arenas na corrida nocturna que se realiza na sua cidade (cartaz ao lado), após brilhante carreira de 22 anos em que pegou 106 toiros.
Foi na Amieira que pela primeira vez pisou uma arena como forcado, corria o ano de 1996, fazendo parte dos Amadores dos Lusitanos, mas foi em Borba que pegou o seu primeiro toiro, um exemplar da ganadaria de Alberto Xavier.
Em 1997 pega o seu primeiro toiro pelos Amadores de São Manços num domingo de Páscoa, um Rio Frio que fez ver a um grupo com tantos pergaminhos o forcado que lhe tinha entrado nas sua fileiras... Depois disso, o "Russo", como é conhecido, bateu as palmas a quase todas a ganadarias, dizendo e honrado  de praça em praça a razão de ser forcado... Palhas, Graves, Passanhas, Charruas, Cunhais e muitos outros fazem parte de um currículo glorioso.
Amanhã em Estremoz, frente a toiros de Joaquim Brito Paes, o Grupo de Forcados Amadores de S. Manços vai ombrear com o de Coruche, numa noite em que actuam os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Miguel Moura e Luis Rouxinol Júnior.

Fotos Florindo Piteira