quarta-feira, 15 de agosto de 2018

João Soares e Elísio Summavielle defendem tauromaquia numa grande entrevista à "Sábado"

João Soares no Campo Pequeno com Elísio Summavielle e sua Mulher, Cláudia
Numa grande e descomplexada entrevista à revista "Sábado", os dois políticos
defendem a arte tauromáquica e acusam os anti de serem "ignorantes atrevidos"

"Um ex-ministro e um ex-secretário da pasta da Cultura vão juntos aos toiros. Apreciam a coragem e a beleza da corrida, falam de Hemingway e do Minotauro. E os protestos? 'Ignorância atrevida'" - tema de uma grande entrevista com João Soares e Elísio Summavielle na edição de hoje da revista "Sábado", onde ambos explicam e defendem os porquês da sua aficion à arte tauromáquica.
Na chamada de primeira página lê-se: "Dizem que opositores são 'ignorantes atrevidos - A paixão de João Soares e Elísio Summavielle pela tourada".
João Soares recorda que começou a ir muito cedo às corridas de toiros: "Desde miúdo. Tinha um tio, por afinidade, que foi governador civil, José Manuel Duarte, e lembro-me de no Verão irmos à corrida de toiros das Caldas da Rainha, a 15 de Agosto, e continuei a vir também na fase em que estava no liceu".
Elísio Summavielle, por seu turno, conta que assiste a corridas de toiros "desde que me conheço. O meu avô materno era da Moita... tinha uma quinta em Sarilhos Pequenos e eu desde que me conheço habituei-me a ir para lá passar fins-de-semana e a ir à festa".
Questionado sobre se a tourada está a entrar em perda na sociedade, João Soares responde: "Vem-se à praça e não se sente isso. De todo! E há gente jovem a vir". E, sobre os protestantes à porta do Campo Pequeno (onde decorreu a entrevista), frisa o antigo ministro e antigo presidente da Câmara de Lisboa: "Hoje, por exemplo, não tinham quase ninguém. Lá dentro estão milhares, cá fora costumam ser 50 pessoas, 60, nunca vi mais de 100, com os megafones, 'assassinos', coisas completamente despropositadas".
Uma louvável entrevista dupla a dois políticos que não têm complexos em defender a Festa de Toiros - que vale mesmo a pena ler.

Fotos Maria Mil-Homens e D.R./@Sábado