quarta-feira, 31 de outubro de 2018

A culpa não é da ministra - é do sistema


Miguel Alvarenga - Estranhíssimo seria se a senhora ministra da Cultura viesse dizer que a tauromaquia é cultura e a viesse defender. Que fosse contra, já se esperava. Que nos insultasse, dando a entender que somos incivilzados, já não se pode aceitar. Que a senhora ministra se vá demitir por ter dito que a tauromaquia é "uma questão de civilzação", não acreditem. João Soares, que é aficionado e até vai aos toiros, demitiu-se depois da polémica de ter ameaçado dar uma lambada a um jornalista. Mas não acreditem que Graça Fonseca se demitirá por não gostar de touradas. Vai tudo ficar como estava e o iva nos toiros continuará a ter a taxa de 13%, por mais que barafustemos, por mais comunicados e tomadas de posição que as nossas associações venham a assumir.
O problema não é da ministra - o problema é do sistema. E do regime. A "democracia" deles é bem pior que aquilo a que eles chamavam "ditadura". Hoje não há liberdade. Hoje temos a nossa vida espiada e devassada, eles sabem tudo o que fazemos, o que compramos, por que portagens passamos- Ao pé disto, a PIDE era uma associação benemérita.
Os "fascistas", como eles dizem, estão a voltar porque a esquerda os chamou. Porque as democracias faliram, se transformaram nos reinos do gamanço e já todo o mundo está farto delas. Bolsonaro ganhou - e ganhou por votos, por mais que o não queiram, ganhou democraticamente, como eles gostam que seja - porque Lula lhe deu o poder numa bandeja.
É natural, não há mesmo nada mais natural neste momento, que a extrema-direita comece a ganhar força em todo o mundo. Foi assim nos anos 30, também porque as democracias falharam, sucumbiram, mataram-se a elas próprias.
Hoje estamos todos fartos de brincar às democracias. Estamos todos fartos de gente como esta.
Este pequeno episódio da ministra da Cultura vai servir apenas para animar o nosso defeso, agora que terminou a temporada. Mas não vai dar em mais nada. Nós, que gostamos de toiros, vamos continuar a barafustar, a manifestar a nossa indignação e a pedir a sua demissão. A ministra vai continuar a ser ministra, vai continuar a ser contra as touradas e o iva vai continuar a ser de 13% para o espectáculo tauromáquico. Mais nada.
Até que isto mude. Mas um dia muda. No Brasil já mudou.

Foto D.R.